A OpenAI, dona do ChatGPT, se prepara para lançar nas próximas semanas um navegador próprio baseado em inteligência artificial. Segundo a Reuters, o browser pretende transformar a experiência de navegação na internet, mantendo o usuário dentro de um ambiente conversacional de IA.
A informação circula desde novembro de 2024, quando o site The Information revelou o interesse da empresa de Sam Altman em lançar um navegador. Agora, a Reuters afirma que a ideia avançou e está próxima de ser oficialmente anunciada.
A novidade faz parte de uma estratégia mais ampla da OpenAI para integrar seus serviços ao dia a dia pessoal e profissional dos usuários, ainda de acordo com a reportagem. Se confirmado, o lançamento deve acirrar ainda mais a disputa com o Google, que também investe pesado em IA para o Chrome e o buscador.
Como funcionará o navegador da OpenAI?
O novo navegador deve ter como base o Chromium — código aberto mantido pelo Google e utilizado em diversos outros navegadores, como o Microsoft Edge e o Opera —, de acordo com três fontes ouvidas pela Reuters. O diferencial estará na forma como o usuário interage com o conteúdo, com o navegador podendo manter parte das interações numa interface de chat nativa.
Um dos recursos centrais será a integração de “agentes de IA”, como o Operator, assistente da própria OpenAI que é capaz de realizar ações diretamente nos sites acessados — já disponível para assinantes do ChatGPT Pro.
Com isso, tarefas como fazer reservas, preencher formulários ou buscar recomendações poderão ser feitas por comandos de texto, dentro do próprio navegador, sem exigir que o usuário execute cada ação manualmente.
Fontes ouvidas pela Reuters também indicam que a OpenAI optou por desenvolver um navegador completo, ao invés de apenas um plug-in, para ter maior controle sobre os dados de navegação, abrindo caminho para novas formas de personalização e aprendizado de máquina.
Disputa por mais dados
A decisão de lançar um navegador próprio é estratégica para a OpenAI. O Chrome, por exemplo, é uma das maiores fontes de dados do Google, alimentando o sistema de anúncios com informações de navegação dos usuários. Segundo a Reuters, se conseguir atrair uma fração dos 500 milhões de usuários semanais do ChatGPT, o novo browser pode aumentar a pressão sobre o Google.
Apesar da vantagem da empresa no setor de IA, a competição será difícil. O Google Chrome domina mais de dois terços do mercado global de navegadores, seguido pelo Safari, da Apple, com cerca de 16%. Além disso, a OpenAI terá concorrência de outros browsers com IA, como o recém-lançado Comet, da Perplexity, e o Dia, da The Browser Company.
Em abril, um executivo da OpenAI chegou a dizer que a empresa teria interesse em comprar o Chrome caso a Alphabet seja obrigada a vendê-lo após processos antitruste.
Essa busca por mais dados de usuários também fez a OpenAI considerar a criação de uma nova rede social. A solução já está sendo aplicada por concorrentes, como a Meta, que lançou um app independente com uma espécie de rede social toda baseada na Meta AI.
Fontes: Tecnoblog e Reuters