Da redação, Joângelo Custódio
Na noite desta sexta-feira (6), um espetáculo surgirá no céu: a primeira Lua cheia do ano, que deve se descortinar rente ao horizonte Leste crepuscular, por volta das 18h, na cor laranja/amarela, e atingir seu pico, gigante e majestosa, precisamente a partir das 20h07.
Aos casais apaixonados e aos aficionados pelo satélite natural do planeta Terra, uma grande oportunidade de espiar o céu, respirar fundo, sentir a brisa na face, se emocionar e se encantar com a beleza do corpo celeste, que está a uma distância de 384.400 km da Terra.
Não à toa a Lua é o símbolo dos enamorados, retratada tão perfeitamente nos cinemas, na pintura, na literatura e, obviamente, na vida real, como testemunha de muitos momentos marcantes.
Lenda romântica
Existe uma lenda romântica, contada desde que o ser humano passou a se relacionar com outras pessoas, tornando-se menos primitivo e hostil [não que ainda não seja], que a Lua pode unir casais apaixonados que estejam distantes.
Diz, ipsis litteris, a narrativa poética milenar: “Se duas pessoas que estão muito longe uma da outra observarem o céu no mesmo instante, na mesma hora, vão ver a mesma Lua e poderão falar sobre o que sentem um pelo outro, percebendo uma conexão ou frequência energética promovida por ela”.
Lua do Lobo
A primeira Lua cheia do ano também é chamada de “Lua do Lobo” pela cultura popular do Hemisfério Norte. A lua recebeu o nome em homenagem aos lobos, porque eles uivam com mais frequência nesta época do ano, de acordo com o Old Farmer’s Almanac. Há uma infinidade de nomes para a lua cheia de janeiro, além de Lua do Lobo, ela também é conhecida como Lua Velha e Lua do Gelo.
Lua cheia
A Lua cheia é aquela que vemos uma esfera perfeita, refletindo a luz do Sol. Isso acontece porque na posição em que ela se encontra nessa fase, a sua parte – iluminada pelo Sol – está voltada para a Terra.
A Lua pode ser vista de formas diferentes graças à sua posição em relação à Terra. Na Lua cheia, a Terra se encontra entre o Sol e a Lua, ou seja, eles estão alinhados na seguinte ordem: Sol, Terra e Lua.
Na lua cheia, a Lua nasce quase na hora em que o Sol se põe, por volta das 18 horas, e ela se põe por volta das 6 horas.
Marés
Os movimentos de subida e descida do nível do mar – as chamadas marés – também sofrem influência do Sol, dependendo da intensidade da força de atração dele e da Lua sobre o nosso planeta. Assim como a Terra atrai a Lua, fazendo-a girar ao seu redor, a Lua também atrai a Terra, só que de um jeito mais sutil. O puxão gravitacional de nosso satélite tem pouco efeito sobre os continentes, que são sólidos, mas afeta consideravelmente a superfície dos oceanos devido à fluidez, com grande liberdade de movimento, da água. A cada dia, a influência lunar provoca correntes marítimas que geram duas marés altas (quando o oceano está de frente para a Lua e em oposição a ela) e duas baixas (nos intervalos entre as altas).
O lado oculto
De acordo com o departamento de astronomia da Universidade de Minas Gerais, o lado escuro da Lua, na verdade, nem sempre está escuro. Ele nada mais é do que o lado da Lua que nós não conseguimos avistar aqui da Terra. Sim, é exatamente isso: nós só enxergamos um lado da Lua, o outro está oculto.
A Lua é uma rocha gigante presa pela gravidade da Terra. Com o passar dos anos, a Lua sincronizou o seu movimento de rotação e de translação com a Terra, ou seja: enquanto completa uma volta em torno da Terra (translação), a Lua também completa uma volta em torno de si mesma (rotação). Isso faz com que ela tenha sempre a mesma face voltada para o nosso belo planeta azul.
Nessa volta, que dura aproximadamente um mês (sendo mais exatos, 29,5 dias), vemos todas as fases da Lua. Ou seja, são necessários 29,5 dias para que a Lua, que estava com um dos seus lados iluminados, passe a tê-lo completamente iluminado novamente. Já na Terra, esse fenômeno acontece a cada 24 horas, ou seja, no decorrer de 1 dia terrestre.
Lua cheia em 2023
Veja quais os dias em que ocorrerá a Lua cheia no ano de 2023:
6 de janeiro
5 de fevereiro
7 de março
6 de abril
5 de maio
4 de junho
3 de julho
1 de agosto
29 de setembro
28 de outubro
27 de novembro
26 de dezembro