ARACAJU/SE, 1 de dezembro de 2025 , 16:06:57

Sky pode lançar operadora virtual de telefonia móvel no Brasil em 2026

 

A Sky pode entrar oficialmente no mercado de telefonia móvel no Brasil. Segundo o presidente da recém-anunciada Waiken ILW, Darío Werthein, a empresa tem o plano de lançar por aqui uma operadora virtual de telefonia móvel (MVNO, na sigla em inglês) no primeiro trimestre de 2026.

A holding reúne as operações de tecnologia e telecomunicações do Grupo Werthein — incluindo Sky no Brasil e DirecTV em países da América do Sul. A iniciativa integra a estratégia de expansão regional, com investimentos em novas frentes de conectividade, como internet via satélite em parceria com a Amazon Leo.

O projeto foi divulgado no anúncio da nova holding, que separou as operações de telecom dos negócios tradicionais da família Werthein. A Waiken ILW estima investir US$ 450 milhões (cerca de R$ 2,4 bilhões) em cinco anos, com foco especial no Brasil e em soluções de conexão fixa e móvel.

Nova operadora entre janeiro e março

De acordo com Darío Werthein, a telefonia móvel é de grande interesse para o grupo. A ideia seria ampliar o modelo que já opera na Colômbia sob a marca DirecTV Móvil e trazê-lo ao Brasil.

A novidade pode ser colocada no ar no primeiro trimestre de 2026 (entre janeiro e março), integrando o serviço ao portfólio da Sky com possíveis ofertas triple play — TV, internet e telefonia móvel.

O plano acontece em paralelo à expansão do acordo com a Amazon Leo, que deve iniciar serviços comerciais de internet via satélite ainda este ano na Argentina e no Brasil.

A DirecTV atua como parceira oficial da Amazon na região, oferecendo o serviço em sete países. A empresa norte-americana já colocou em órbita seus 153 satélites previstos para a constelação de baixa altitude.

Apesar da movimentação, ainda não há registro público de novos pedidos ou avanços relacionados a MVNOs da Sky na Anatel. O Brasil possui algumas MVNOs autorizadas, entre elas o NuCel, do Nubank, que utiliza a infraestrutura da Claro para funcionar.

Anúncio em meio à reestruturação

O anúncio ocorre em meio ao lançamento da Waiken ILW, nova holding do Grupo Werthein que funcionará como um hub regional.

A holding passa a reunir TV por assinatura (Sky e DirecTV), streaming (SKY+ e DGO), fibra óptica (Zaaz), fintech (SKX), software (Overlabs) e plataformas de atendimento com IA (Ilumia). A empresa-mãe também planeja comercializar soluções de internet via satélite através da Amazon Leo.

À Bloomberg Línea, Werthein afirma que a estrutura foi pensada para que as empresas operem de forma independente, mas com cooperação constante.

“Essa estrutura ágil nos permite aproveitar pontos fortes complementares, compartilhar recursos e conhecimento e criar valor conjunto sem comprometer a identidade ou a gestão individual de cada empresa”, diz.

O grupo também projeta ampliar sua atuação em mais mercados, incluindo Estados Unidos, México, Paraguai e Bolívia. Em 2026, a maior parte do investimento previsto será concentrada no Brasil, com foco no crescimento da rede de fibra óptica e em soluções de conectividade.

Fontes: DPL News e Tecnoblog

Você pode querer ler também