A partir do próximo ano, clientes da Uber poderão reservar serviços de helicóptero e hidroavião da Blade diretamente pelo aplicativo da Uber.
O negócio de transporte de passageiros da Blade, adquirido pela Joby em agosto, atualmente opera rotas na região metropolitana de Nova York e no Sul da Europa, por meio de seu próprio aplicativo. A companhia conta com lounges para passageiros e pontos de pouso em locais como Manhattan, Hamptons e aeroportos como JFK e Newark.
As duas empresas afirmaram em comunicado que o atalho de reservas ajudará a Joby e a Blade a alcançarem milhões de consumidores que já têm o aplicativo da Uber instalado em seus celulares. Segundo JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby, a iniciativa também abrirá caminho para a introdução das aeronaves elétricas da companhia nos próximos anos.
A empresa tem trabalhado para certificar seu serviço de táxi aéreo em diversos mercados globais, incluindo Dubai, Nova York, Los Angeles, Reino Unido e Japão. A Joby já declarou que pretende iniciar seu primeiro serviço comercial de passageiros em Dubai no início de 2026.
Para a Uber, a adição de reservas de viagens por helicóptero reforça suas ambições de se tornar um “super app”, oferecendo aos usuários diferentes opções de transporte, que vão de carros de passeio a motocicletas, vans e corridas autônomas.
A parceria entre Uber e Joby existe desde 2020, quando o app de transportes vendeu sua divisão de táxis aéreos para a Joby como parte de um programa para reduzir custos, numa época em que a empresa ainda não tinha alcançado a lucratividade.
A Uber também é investidora da Joby, detendo uma participação de cerca de 2,6%, avaliada em US$ 232 milhões no trimestre encerrado em 30 de junho, segundo análise da Bloomberg com base em registro regulatório de agosto.
Fonte: Bloomberg