O WhatsApp agora conta com um tradutor de mensagens, que funciona em conversas individuais, grupos e canais. O recurso será distribuído gradualmente para os aplicativos de Android e iOS, com suporte a português nas duas plataformas.
No Android, o recurso pode ser usado inicialmente para seis idiomas: inglês, espanhol, hindi, português, russo e árabe. No iPhone e iPad, a lista é mais extensa, incluindo também coreano, francês, espanhol, holandês, indonésio, italiano, japonês, mandarim, polonês, tailandês, turco, ucraniano e vietnamita.
Curiosamente, em seu comunicado, a Meta colocou um link para uma lista de idiomas da própria Apple, o que sugere que a tradução usa ferramentas do próprio iOS como base.
A ferramenta de tradução do WhatsApp vem sendo preparada há mais de um ano: em julho de 2024, surgiram as primeiras notícias do desenvolvimento do recurso. Antes desse lançamento, era preciso recorrer a outros aplicativos, como as ferramentas de tradução do Android e do iOS e a teclados como o Gboard.
Como usar a tradução do WhatsApp?
O mensageiro tem a opção de traduzir mensagens selecionadas separadamente ou, no Android, conversas inteiras de modo automático. Para traduzir uma mensagem específica, pressione e segure a mensagem desejada e, no menu, toque em “Traduzir”. Escolha o idioma de origem ou destino e baixe-o para traduções futuras.
No Android, também é possível ativar a tradução automática para uma conversa inteira. Assim, todas as mensagens recebidas são automaticamente interpretadas para o seu idioma, o que pode ajudar na hora de se comunicar com estrangeiros ou seguir canais de outros países.
A Meta explica que as traduções são feitas localmente, no próprio dispositivo, sem precisar enviar as mensagens para a nuvem. Além de oferecer mais privacidade, esse processo dispensa o uso de internet, podendo ser usado sem gastar dados da franquia.
Fonte: Tecnoblog