O WhatsApp está testando duas novas opções de tempo para mensagens temporárias: uma hora e 12 horas. As novas configurações são mais curtas que as três atualmente disponíveis: 24 horas, sete dias ou 90 dias.
Os testes apareceram na versão 2.25.24.18, disponível em fase beta para Android. As novas opções ainda estão em desenvolvimento e não foram liberadas para os usuários, mas o site especializado WABetaInfo encontrou as configurações no código do app.
Não há previsão para que as opções adicionais sejam lançadas para o grande público. A Meta já realizou testes parecidos no WhatsApp para desktop em 2023, com opções que variavam entre uma hora e um ano, mas eles nunca chegaram aos usuários.
Novas opções podem ser curtas demais
O WhatsApp começa a contar o tempo para apagar a mensagem a partir do momento em que ela é entregue ao destinatário. Por isso, a opção de uma hora pode ser muito curta, já que muita gente demora para checar o celular ou o computador.
Segundo o WABetaInfo, o próprio aplicativo vai alertar os usuários sobre esse risco. O uso faz mais sentido apenas em casos em que a privacidade é extremamente necessária.
Para quem não tem tanta necessidade de proteger suas conversas, a opção de 12 horas pode ser mais conveniente, garantindo a comunicação e limpando o bate-papo automaticamente no fim do dia.
WhatsApp também prepara recados temporários
A Meta parece estar concentrada em recursos com data de validade. A empresa também está trabalhando em uma reforma do recurso de recado — aquela mensagem que você pode adicionar ao seu perfil, mas que fica meio escondida e pouca gente lê.
Em testes recentes, o WhatsApp passou a exibir essa informação logo abaixo do nome do contato, na janela de conversa. Além disso, o recado poderá ter um prazo de 30 minutos ou mais. Assim, fica mais fácil avisar que você está em reunião ou de férias, por exemplo.
Fontes: WABetaInfo e Tecnoblog