O X anunciou a ampliação do acesso ao XChat, seu recurso de mensagens diretas criptografadas de ponta a ponta. A funcionalidade, que estava em fase beta desde maio, agora está disponível para um número maior de usuários, incluindo aqueles que não assinam o X Premium.
O XChat funciona de forma separada da caixa de entrada tradicional de mensagens diretas. Entre os recursos oferecidos estão suporte para envio de mídias, criação de grupos, fixação de mensagens e a possibilidade de marcar conteúdos como lidos ou não lidos. Há rumores de que um modo de mensagens que desaparecem também esteja em desenvolvimento, segundo o TechCrunch.
Como usar o XChat
Para utilizar o XChat, os usuários precisam ativar a função manualmente.
No desktop, a ferramenta aparece para alguns usuários na aba de mensagens, dentro do menu que traz a opção “Chat” acima de “Solicitações de mensagens”.
Já no aplicativo móvel, o acesso ao XChat está disponível na barra principal de navegação à esquerda, logo acima da seção “Comunidades”.
Antes de começar a usar, é necessário configurar um código de quatro dígitos para proteger as conversas, em um sistema semelhante ao de outras plataformas criptografadas, como o Signal. Só após essa configuração é possível trocar mensagens com outros usuários que também tenham optado por ativar o recurso.
Apesar da expansão, o XChat ainda não substitui completamente o sistema tradicional de mensagens diretas. Essas continuam disponíveis e são exibidas sob a aba identificada como “não criptografadas” dentro do menu de chat.
Fonte: Olhar Digital