ARACAJU/SE, 15 de maio de 2026 , 4:26:17

CMA e SSP firmam parceria para emissão de RG e antecedentes criminais

Na quarta-feira, 13, o presidente da Câmara de Aracaju, Ricardo Vasconcelos, oficializou a assinatura de um termo de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Essa parceria inovadora visa estabelecer um posto do Instituto de Identificação nas instalações da Câmara, destinado à emissão de carteiras de identidade (RG) e consulta de antecedentes criminais.

A Câmara de Vereadores de Aracaju torna-se pioneira no país ao estabelecer essa parceria. O presidente Ricardo Vasconcelos expressou seu orgulho em participar dessa iniciativa, ressaltando sua importância para os cidadãos de Aracaju. Ele afirmou: “Hoje é um dia de muita alegria para o povo de Aracaju. Temos a intenção de expandir os serviços oferecidos, indo além da emissão da carteira de identidade e consulta de antecedentes criminais. Estamos focados em estabelecer parcerias com outros institutos, pois essa é uma maneira de ampliar nossa contribuição para a melhoria da qualidade de vida em Aracaju. Pessoas que não têm condições de pagar a taxa para a realização desses serviços terão um local de atendimento disponível aqui.”

O presidente explicou que 20 servidores da Câmara Municipal de Aracaju serão treinados para desempenhar essas funções, e toda a infraestrutura necessária será providenciada. O vereador Pastor Diego destacou a importância dessa parceria, anunciando: “Vamos iniciar com uma campanha voltada para as crianças, uma vez que recentemente o Ministério da Educação (MEC) passou a exigir que as crianças tenham RG para efetuar matrículas nas redes de ensino.” Durante a reunião, o vereador Sgt. Byron ressaltou que essa ação “pode servir de inspiração para outros municípios do estado.”

Jenilson Gomes, diretor do Instituto de Identificação em Sergipe, enfatizou a relevância dessa parceria para aproximar esses serviços essenciais da população de Aracaju. Ele declarou: “Nossa previsão é realizar 4 mil atendimentos por mês. Vamos atender desde as pessoas mais carentes até ampliar para outras camadas da sociedade.”

Conforme informado pelo presidente da Câmara Municipal de Aracaju, o início das atividades está previsto para daqui a 30 dias.

Você pode querer ler também