Desafios do El Niño no Nordeste

27/08/2026 às 06:20

 

Em parceria com a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), o Governo Federal promoveu o encontro “El Niño no Nordeste: desafios para os municípios”, reunindo gestores municipais para discutir os possíveis impactos do fenômeno climático e fortalecer a preparação das administrações públicas diante dos cenários previstos.

O evento contou com a participação de representantes do Governo Federal e da Defesa Civil, além de prefeitos, secretários municipais e gestores das Defesas Civis. De forma presencial e virtual, os participantes tiveram acesso a informações técnicas sobre o cenário climático e receberam orientações sobre medidas de preparação, prevenção e acesso a recursos federais.

Entre os cenários considerados para o Nordeste estão a possibilidade de chuvas abaixo da média, aumento das temperaturas e períodos de seca. A partir dessas projeções, foram apresentadas medidas relacionadas à segurança hídrica, abastecimento de alimentos, saúde, monitoramento climático e hidrológico, prevenção de incêndios e atendimento à população.

“Preparar os municípios é fundamental para reduzir os impactos de eventos climáticos. Nosso papel é contribuir para que os gestores tenham acesso às informações, orientações e instrumentos necessários para planejar e agir diante desses desafios”, destacou a superintendente da FAMES, Mykaele Malayne.

Durante o encontro, também foram apresentadas informações sobre os procedimentos para o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública. O reconhecimento permite que estados e municípios solicitem recursos da União para ações de resposta e recuperação.

Após a reunião, a equipe da Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresentou o Consórcio Nacional para Gestão Climática e Prevenção de Desastres (CONCLIMA). A iniciativa deve atuar no fortalecimento da cooperação federativa e no desenvolvimento de ações de interesse comum entre os entes consorciados.

← AnteriorO Novo Paradigma da Saúde Digital: A LGPD…Próximo →NA VAQUEJADA DO MANO