Situação Agrícola de Sergipe

A edição de junho de 2026 do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE) mostra que a agricultura brasileira continua em um patamar historicamente elevado, embora com revisões negativas em alguns estados devido às condições climáticas observadas durante a segunda safra. O documento estima uma produção nacional de 347,4 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas, o maior volume da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mesmo com uma redução de 0,8% em relação à estimativa de maio.
A situação de Sergipe merece atenção porque o estado aparece entre aqueles que sofreram revisão negativa da produção entre maio e junho de 2026.
Os principais aspectos observados apontam que Sergipe registrou uma redução absoluta de 63.359 toneladas na estimativa da produção agrícola entre maio e junho, figurando entre os estados com maior revisão negativa do levantamento. Essa redução está concentrada principalmente na cultura do milho de segunda safra, uma das principais lavouras do estado.
O milho de segunda safra é o principal responsável pela piora dos indicadores agrícolas sergipanos.
Além disso, entre maio e junho de 2026, a produção caiu 5,9% e a produtividade recuou 9,2% apenas em um mês. Esses números mostram que o problema não decorreu da redução da área cultivada. Pelo contrário, a área permaneceu praticamente estável, com pequeno crescimento. O fator determinante foi a queda do rendimento médio das lavouras, indicando influência de fatores climáticos e agronômicos.
O relatório do IBGE destaca que a Região Nordeste, como um todo, apresentou crescimento anual de 7,3% na produção de grãos. Entretanto, Sergipe não acompanhou esse desempenho regional.
Enquanto estados como Maranhão e Rio Grande do Norte registraram revisões positivas durante o mês, Sergipe apresentou uma das maiores revisões negativas do Nordeste. Isso demonstra que a dinâmica agrícola sergipana foi distinta da média regional.
O levantamento reforça uma característica histórica da agricultura sergipana na atualidade, a forte dependência do milho. Além disso, temos uma pequena participação na produção nacional de grãos (aproximadamente 0,9% da produção brasileira do milho segunda safra) e estamos convivendo com elevada sensibilidade às oscilações climáticas, especialmente quanto à distribuição das chuvas.
Assim, pequenas perdas de produtividade provocam reduções relevantes na produção estadual.
Sob a perspectiva econômica, os resultados possuem diversas implicações, a saber: menor volume disponível para comercialização, redução da renda dos produtores rurais, menor circulação de recursos nas regiões produtoras, possível aumento dos custos para cadeias dependentes do milho, especialmente avicultura e pecuária e redução da oferta para fabricação de rações. Embora o preço do milho continue relativamente remunerador, a queda da produtividade reduz a margem econômica dos produtores.
Os dados indicam que Sergipe enfrentou um problema típico da agricultura dependente das condições climáticas e por conta de tal situação, a área plantada praticamente não diminuiu e os produtores mantiveram o investimento nas lavouras, porém, o rendimento agrícola foi inferior ao esperado.
Esse comportamento normalmente está associado a vários fatores como: irregularidade das chuvas, períodos de déficit hídrico durante enchimento de grãos, temperaturas elevadas e estresse fisiológico das plantas.
Pelo que foi apresentado do relatório do IBGE, verifica-se que para Sergipe, torna-se importante fortalecer políticas voltadas para: ampliação da agricultura irrigada, uso de cultivares mais resistentes ao estresse hídrico, assistência técnica permanente, ampliação do seguro rural, manejo conservacionista do solo e da água e fortalecimento da pesquisa agropecuária para o Semiárido. Essas medidas tendem a reduzir a elevada volatilidade observada nas safras do estado.
O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de junho de 2026 mostra que Sergipe atravessa um momento de retração agrícola, em contraste com o desempenho positivo do Nordeste e do Brasil. A queda decorre essencialmente da redução da produtividade do milho de segunda safra, e não da diminuição da área cultivada. O estado perdeu cerca de 130 mil toneladas em relação à safra de 2025 e aproximadamente 63 mil toneladas em relação à estimativa do mês anterior, revelando elevada vulnerabilidade às condições climáticas e reforçando a necessidade de investimentos em tecnologia, irrigação, gestão de riscos e adaptação da produção agrícola.
