SÓ ESTE ANO - 04/10/2019 - 14:42

SES confirma a 13ª morte por dengue grave



Da redação, AJN1

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou na manhã desta sexta-feira, 4, mais uma morte por dengue grave em Sergipe. Desta vez, uma criança de 8 anos, residente do município de Riachuelo, que faleceu no último dia 2, em um hospital particular, onde deu entrada já em estado grave no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Com isso, passa para 13 o número de vítimas fatais da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Segundo a SES, Até o momento, foram confirmados 3.442 casos de dengue, E 1.161 casos estão sendo investigados. Da 1ª até a 35º semana epidemiológica, foram notificados 9.009 casos suspeitos.

A análise epidemiológica é elaborada com os casos confirmados e “casos prováveis”. A seleção desses casos é obtida pela exclusão dos casos descartados, do conjunto dos casos notificados, no período em análise.

Aumento

De acordo com a SES, o número de casos notificados em 2019 ultrapassou o número de casos registrados em 2018, mas não representa epidemia, que seria caracterizada se diversas cidades apresentassem aumento repentino do número de casos.

A SES informa que o descarte é proporcionado quando a notificação não atende à definição de caso, ou por diagnóstico laboratorial não reagente. Os óbitos por dengue, os casos de dengue grave ou com sinais de alarme, analisados, foram confirmados por critério laboratorial ou clínico epidemiológico.

Com informações da SES.