ARACAJU/SE, 23 de outubro de 2024 , 19:37:55

logoajn1

O livro será lançado dia 1º de fevereiro em Aracaju

Os autores do livro “Histórias de Baixa Visão” iniciam 2018 com uma agenda intensa. A obra organizada pela jornalista Mariana Baierle, será lançada em Aracaju/SE, no dia 1º de fevereiro, às 17h, na Livraria Escariz, localizada na avenida Jorge Amado, 960 – bairro Jardins. E a obra conta, também, com um sergipano no seu rol de autores.

O evento marca o fim da etapa de lançamentos nas capitais dos estados onde residem os autores. Na ocasião estarão presentes quatro escritores: a organizadora Mariana Baierle; o sergipano e editor do blog “Com Novo Olhar”, Renato D’Ávila Moura; a professora Marilena Assis e o diretor de Empreendedorismo da Associação de Cegos do RS (ACERGS), Rafael Martins dos Santos.

“Histórias de Baixa Visão” é uma coletânea de 19 autores que retratam suas perspectivas de ser e estar no mundo a partir da ótica da baixa visão. Segundo Mariana Baierle, “a publicação da Editora CRV, dá visibilidade às questões relativas à deficiência visual, em especial à baixa visão”. A obra traz relatos biográficos e crônicas de 19 autores acerca de suas experiências com a deficiência visual.

Para Renato D’Ávila Moura a partir da obra é possível entender que a baixa visão é uma maneira muito própria de enxergar e de se relacionar com o mundo, o que coloca os autores – assim como uma grande parcela da população – em uma posição intermediária entre a cegueira e a visão dita “normal”.

O rol de autores engloba, além de Renato, Mariana Baierle (organizadora), Adenirce Davi, André Werkhausen Boone, Ariane Kravczyk Bernardes, Fernanda Cristina Falkoski, Fernanda Shcolnik, Franciele Brandão, Gabriel Pessoa Ribeiro, Gilberto Kemer, Grazieli Dahmer, Heniane Passos Aleixo, Maicon Tadler, Manoel Negraes, Marilena Assis, Rafael Braz, Rafael Faria Giguer, Rafael Martins dos Santos, e Teco Barbero
Lançamento

No dia 27 de janeiro será a vez de São Paulo/SP sediar o lançamento. A atividade acontece na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, bairro Vila Madalena, às 17h).

Na segunda semana de fevereiro estão previstas ainda atividades de bate-papo com os autores em Maceió/AL sobre o tema da baixa visão e questões pertinentes ao livro, que devem ter locais e horários divulgados em breve.

O título foi lançado oficialmente no dia 18 de novembro de 2017 na Feira do Livro de Porto Alegre e, desde então, vem percorrendo o país. Em dezembro ocorreram lançamentos em Curitiba/PR e no Rio de Janeiro/RJ. Além disso, diversas atividades como palestras e bate-papo com os autores foram realizados nas cidades de Canoas/RS, Chapecó/SC, Nova Petrópolis/RS, Novo Hamburgo/RS, Panambi/RS, Porto Alegre/RS e Triunfo/RS.
Dados do IBGE
Em todo o Brasil temos 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. Desse total, conforme o último Censo do IBGE, apenas 500 mil são cegas. Os outros seis milhões de indivíduos têm baixa visão, ou seja, um nível de visão inferior a 30%. A pessoa com baixa visão possui um resíduo visual bastante útil em diversas situações cotidianas, não sendo nem uma pessoa que enxerga normalmente nem uma pessoa cega.
Aquisição

O livro pode ser adquirido pelo site da Editora CRV em qualquer parte do país, nos formatos impresso ou digital.

Você pode querer ler também