ARACAJU/SE, 23 de maio de 2024 , 9:18:17

logoajn1

Orsse apresenta ‘Festival Mozart’ com obras inéditas do compositor

Dando continuidade a Série Laranjeiras, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) fará uma apresentação no próximo dia 06 de agosto, quinta-feira, às 20h30, no Teatro Atheneu. Neste dia, o grupo realizará o “Festival Mozart”, um concerto inteiramente dedicado ao famoso compositor austríaco, com apresentação de importantes obras do autor, até agora inéditas em Aracaju. Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do Teatro Atheneu, a preços populares. A Orsse é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura.

Serão interpretadas duas das principais sinfonias de Mozart, “Linz”, nº36, e “Haffner”, nº38, além da abertura da ópera “O Rapto do Serralho. Ambas as sinfonias fazem parte da maturidade composicional de Mozart. A Sinfonia “Linz” foi escrita em 1783, em uma das incontáveis viagens do compositor pela Europa. Já a Sinfonia “Praga”, de 1786, foi composta e apresentada no período em que o compositor realizava grande atividade artística nesta cidade Tcheca. A obra pertence ao início da última fase composicional de Mozart, de notável densidade expressiva e complexidade formal, culminando em obras de grande sucesso, como as Sinfonias nº40, em sol menor, Sinfonia Júpiter, e Requiem, todos estes já apresentados pela Orsse em temporadas passadas.

Segundo o maestro Guilherme Mannis, Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) é hoje negligenciado e é um desafio para a Orsse incluí-lo em seu repertório. “Sua grande obra, nas orquestras sinfônicas, vem sendo eclipsada por repertórios românticos, pela busca desenfreada pelo volume sonoro. A escrita de Mozart é delicada, de difícil execução; as performances de suas obras fazem com que os instrumentistas fiquem sempre expostos, demandando deles uma acurada técnica. Abordarmos este repertório é um grande desafio para nós, e um completo deleite para o público”.

 

Fonte: Secult

Você pode querer ler também