Porto Alegre é a capital brasileira em que a população tem mais acesso a livros e feiras de literatura, segundo uma pesquisa realizada em todo o Brasil. De acordo com o levantamento, 72% dos porto-alegrenses pegaram um livro na mão nos últimos 12 meses, enquanto a média nacional é de 62%. Na capital, 39% também foram a alguma feira literária recentemente – a média entre todas as capitais brasileiras é de 21%.
Os dados são da pesquisa Cultura nas Capitais, maior levantamento sobre o tema já produzido no Brasil, que foi divulgado oficialmente na quinta-feira (31). O estudo, que analisou o comportamento dos moradores das 26 capitais e do Distrito Federal, ouviu 19,5 mil pessoas em todas as capitais brasileiras, sendo 600 em Porto Alegre. A pesquisa de campo foi feita pelo Datafolha.
“Porto Alegre tem uma longa tradição literária. A feira de livros mais antiga do Brasil é daqui, e a cidade produziu ou abrigou grandes expoentes da literatura brasileira, como Erico Veríssimo, Mario Quintana, Moacyr Scliar… A pesquisa confirma essa força da cultura literária da capital gaúcha”, afirma o diretor do levantamento, João Leiva.
Outros dados de Porto Alegre que chamam a atenção dizem respeito ao acesso ao cinema (54% da população foi a uma sala de cinema nos últimos 12 meses, contra 48% de média nacional), jogos eletrônicos (57% x 51%), shows musicais (46% x 41%), museus (36% x 27%), teatro (30% x 25%) e circo (17% x 14%).
A cidade se destaca ainda por estar abaixo da média nacional em pessoas que curtem festas populares. De acordo com a pesquisa, 33% da população porto-alegrese foi a alguma festa popular (o que inclui a Semana Farroupilha ou eventos em CTGs), sendo que a média nacional é de 36%.
Carne e rock
Chamam a atenção ainda dados sobre o gosto do porto-alegrense por churrasco e rock ‘n’ roll.
De acordo com a pesquisa, Porto Alegre é a capital com a maior proporção de pessoas que citam a carne como o prato que melhor representa a cidade: 69% dos entrevistados apontaram o churrasco como prato típico da cidade, o maior percentual das capitais brasileiras – bem longe da segunda colocada, Campo Grande (MS), em que 16% das pessoas ouvidas mencionaram o prato.
Os porto-alegrenses lideram no percentual de ouvintes de pop (26%) e aparecem entre os moradores de capitais que mais ouvem rock (30%), e também gêneros como sertanejo (30%), MPB (29%), pagode (22%), funk (16%), samba (16%) e música gaúcha (13%).
Fonte: G1