ARACAJU/SE, 9 de maio de 2025 , 3:49:26

Banco Central prevê amenizar alta dos juros a partir de maio

 

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) informou, nessa quarta-feira (19), que, a partir da próxima reunião, que será realizada nos dias 6 e 7 de maio, em “se confirmando cenário esperado”, poderá amenizar as altas da Selic e fazer “um ajuste de menor magnitude”.

Nessa quarta-feira, o Copom cumpriu a sinalização e elevou a taxa básica de juros de 13,25% para 14,25% ao ano. Com isso, a Selic chega ao maior patamar desde outubro de 2016.

O aumento de 1 ponto percentual (p.p.) representa a quinta alta seguida deste ciclo iniciado em setembro do ano passado. Naquele ponto, a Selic passou de 10,50% para 10,75% ao ano. No encontro seguinte chegou a 11,25%. Em dezembro, o Copom elevou a Selic para 12,25% ao ano e sinalizou outras duas elevações de 1 ponto, realizadas em janeiro e agora na reunião de março.

O comunicado repete que, “para além da próxima reunião, o Comitê reforça que a magnitude total do ciclo de aperto monetário será ditada pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerá da evolução da dinâmica da inflação, em especial dos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária, das projeções de inflação, das expectativas de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”.

Já na sua justificativa para subir os juros, o colegiado afirma que “o cenário mais recente é marcado por desancoragem adicional das expectativas de inflação, projeções de inflação elevadas, resiliência na atividade econômica e pressões no mercado de trabalho, o que exige uma política monetária mais contracionista”.

Fonte: Valor Econômico

 

 

 

 

 

Você pode querer ler também