ARACAJU/SE, 24 de novembro de 2025 , 18:45:42

Banco Master: relembre casos de outras instituições financeiras que faliram no país

 

Na última terça-feira (18) o Banco Central (BC) decretou a liquidação do Banco Master por fraudes contábeis. No entanto, apesar de ser um evento esporádico, o processo de liquidação já aconteceu outras vezes ao longo dos últimos anos.

A liquidação acontece quando a autoridade monetária identifica que não existe mais um plano de recuperação viável para a instituição bancária.

No caso do Banco Master, a prisão presidente do banco, Daniel Vorcaro, pela Polícia Federal, durante a Operação Compliance Zero, que tem como alvo um esquema de emissão e negociação de títulos de crédito falsos envolvendo instituições financeiras do Sistema Financeiro Nacional (SFN), deu inicio no processo de liquidação.

Os casos mais famosos são o do Banco Nacional e do Banco Econômico, ambos em 1995, que deixaram uma carteira grande de credores e se envolveram em grandes escândalos de rombos contábeis. Os dois casos foram fundamentais para as políticas de fortalecimento do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que foi criado também em 1995.

Mais recentemente, o Banco BVA também foi liquidado pelo BC após diversas irregularidades contábeis e má gestão de riscos. O banco era voltado para a oferta de crédito corporativo e de gestão de recursos. Após a intervenção do FGC no caso, ocorreu a elevação do teto da cobertura para R$ 250 mil.

Outros bancos que foram liquidados e tiveram garantias honradas pelo FGC

Banco Banorte S.A. – 146 mil clientes pagos

Banco Bamerindus do Brasil S.A – 3,9 milhões clientes pagos

Banco do Estado do Amapá S.A – 18 mil clientes pagos

Banco Brasileiro Comercial S.A. (BBC) – 15 mil clientes pagos

Banco BMD S.A – 19 mil cliente pagos

Dacasa CFI – 22 mil clientes pagos

Portocred CFI – 12 mil clientes pagos

BRK CFI – 40 mil clientes pagos

Desde 1996, 40 bancos já foram liquidados pelo BC e 4,2 milhões de clientes foram pagos pelo FGC. Desses, os clientea de 4 bancos ainda estão em fase de pagamento.

Fonte: Metrópoles

 

 

 

Você pode querer ler também