A Black Friday já começou para diversos setores, que iniciaram campanhas intensas no varejo on-line neste mês. Em meio à disputa pela atenção dos consumidores, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima uma receita de R$ 11,63 bilhões, com 15,75 milhões de pedidos. O resultado, segundo a entidade, deve seguir a tendência de crescimento contínuo do segmento, registrada nos últimos seis anos. O ticket médio, ainda segundo projeções da entidade, deverá crescer 4,6%, atingindo R$ 738 em relação ao mesmo período de 2023.
“O cenário positivo para os varejistas on-line pode ser atribuído aos benefícios oferecidos, como brindes e promoções”, informou a ABComm. Uma pesquisa recente da MindMiners, empresa especializada em consumer insights, aponta que 60% dos consumidores se sentem mais inclinados a comprar na Black Friday ao receberem cupons ou códigos promocionais.
O estudo também revela que 63% dos consumidores preferem adquirir produtos e serviços em lojas virtuais, enquanto os estabelecimentos físicos representam 37%. Outro dado destaca que 14% consideram as redes sociais como as melhores plataformas para compras, enquanto 8% preferem vendas diretas.
Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus públicos-alvo, responsável pelo programa Compra e Volta, ressalta, segundo que “os dados mostram que as vendas no e-commerce têm ganhado um espaço cada vez maior na preferência do público brasileiro. Essa modalidade de negócio pode se tornar ainda mais poderosa quando combinada com cashback, clubes de compras, recompensas e campanhas de retail media, que melhoram a experiência do cliente”.
Fonte: O Tempo