Um levantamento feito pela Marmomac, feira global de pedras naturais, revelou que o Brasil despontou como um dos protagonistas internacionais neste segmento. Segundo a companhia, o país é o quarto maior produtor e o quinto maior exportador mundial na categoria, e tem sua produção absorvida por mercados como o dos Estados Unidos, que concentra cerca de 21,2% das exportações brasileiras, e o da Itália, com 19,1%.
De acordo com o mapeamento, o Brasil se destaca no setor devido à sua geodiversidade, que reúne desde granito, mármore e quartzito e até pedras semipreciosas, em contraste com outros países que se destacam por materiais específicos, como o mármore italiano ou o granito indiano.
Com faturamento em exportações previsto na ordem dos 7,2 bilhões de reais para 2025, o setor emprega diretamente e indiretamente cerca de 480.000 pessoas, segundo dados da Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas). Do total dos empregos, 25.000 se concentram no Espírito Santo, estado que atua como hub estratégico beneficiado por sua localização, infraestrutura e cadeia produtiva integrada.
Em 2023, 77,3% das exportações brasileiras foram de chapas beneficiadas, enquanto 22,7% corresponderam a blocos (brutos), o que reforça, segundo a Marmomac, a capacidade do país em agregar valor aos seus produtos antes de distribuí-los nos mercados nacional e internacional.
No mesmo ano, o Espírito Santo foi responsável por mais de 82% do valor das exportações brasileiras de rochas naturais, enviadas a 115 países. Este desempenho evidencia a força do setor na região. Ed Martins, presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), ressaltou que as indústrias capixabas do segmento, presentes em todos os municípios do estado, geram cerca de 13% dos empregos industriais locais.
Feira em São Paulo
A Marmomac realizará, de 18 a 20 de fevereiro deste ano, no Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi, em São Paulo, a primeira edição brasileira da maior feira mundial do setor de pedras naturais. CEO da Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, responsável também pela Marmomac Brazil, Flávia Milaneze destacou a importância da realização do evento em solo brasileiro.
“Lançar a Marmomac Brazil em São Paulo reforça nossa missão de apresentar ao mundo todo o potencial de nosso setor e atrair novos olhares, tanto no mercado interno quanto externo”, disse.
A Marmomac Brazil ocupará 14.000 metros quadrados, reunindo cerca de 200 marcas expositoras e com expectativa de atrair 15.000 visitantes de mais de 60 países. O evento terá uma programação diversificada, que vai além da exposição de produtos, incluindo palestras, rodadas de negócios, concursos e experiências que prometem engajar desde marmoristas e importadores, a arquitetos, designers e profissionais da construção civil.
Fonte: VEJA