ARACAJU/SE, 21 de fevereiro de 2026 , 17:48:09

Codevasf solta 50 mil peixes nativos no Rio São Francisco, em Sergipe

 

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou mais um peixamento nas águas do Rio São Francisco, em Sergipe. No último dia 13, houve uma ação de repovoamento no município de Neópolis (SE), no Baixo São Francisco Sergipano. Foram inseridos 50 mil alevinos de curimatã, além de cerca de 1 mil juvenis de camarão-pitu.

A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Neópolis. O peixamento contou com a presença do superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Mário Dias, e do prefeito Allysson Tojal. Estudantes da rede pública de ensino também participaram da atividade.

“Essa ação é importante para devolver vida ao Velho Chico. O peixamento tem um grande impacto socioambiental e econômico, beneficia diversas comunidades ribeirinhas e ainda possui um caráter educativo, com a participação da sociedade na soltura dos peixes”, afirmou o superintendente.

Em 2026, a Codevasf já soltou mais de 370 mil alevinos de espécies nativas no Rio São Francisco, em ações de repovoamento realizadas no estado de Sergipe. Até o momento, cinco municípios já foram contemplados.

As espécies utilizadas para o repovoamento do Velho Chico foram produzidas no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, unidade de produção e pesquisa da Codevasf no município de Neópolis. Os peixamentos contribuem para a manutenção da fauna e para o equilíbrio ecológico na bacia do São Francisco.

Você pode querer ler também