O comércio varejista ampliado de Sergipe recuou 1,5% em dezembro de 2025 na comparação com novembro, considerando a série com ajuste sazonal. Apesar da queda mensal, o setor registrou alta de 2,8% frente a dezembro de 2024 e encerrou o acumulado do ano com crescimento de 0,2% em relação a 2024.
Os dados integram análise do Observatório da Indústria do Sistema FIES, elaborada a partir da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE. O levantamento considera o varejo ampliado — que engloba o comércio varejista restrito, as vendas de material de construção e o comércio de veículos, motos, partes e peças.
No que se refere à receita nominal do comércio ampliado, houve retração de 0,7% em dezembro frente ao mês anterior, também na série ajustada sazonalmente. Em relação a dezembro de 2024, contudo, foi registrada expansão de 5,4%. No acumulado de 2025, a alta na receita foi de 3,7% sobre o ano anterior.
Varejo restrito
No comércio varejista restrito, as vendas apresentaram queda de 1,2% em dezembro na comparação com novembro, na série com ajuste sazonal. A receita nominal do segmento também recuou no período, com variação negativa de 1,0%.
Em relação a dezembro de 2024, o desempenho foi positivo: as vendas cresceram 3,3% e a receita nominal avançou 5,1%. No acumulado de 2025, frente a 2024, o varejo restrito registrou aumento de 1,3% nas vendas e de 4,6% na receita nominal.
*Com informações Obseratório da Indústria





