ARACAJU/SE, 21 de maio de 2024 , 19:51:49

logoajn1

Consumo de gás em Sergipe chegou a 285 mil m³ por dia no mês de agosto

Em agosto deste ano, o consumo de gás em todo o estado chegou a 285 mil metros cúbicos (m³) por dia, com leve queda de 0,6% no comparativo anual (agosto/2014), além de um consumo 1% menor no acumulado do ano, comparando-se com o mesmo período do ano anterior. Porém, comparando com o mês anterior (julho/2015) o consumo foi 2,2% maior. 

A análise foi realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). 

 

Já o consumo de gás pelas indústrias sergipanas chegou a 190 mil m³/dia de gás. O volume foi 0,5% menor que o verificado no mesmo mês de 2014. No acumulado do ano, as indústrias de Sergipe reduziram seu consumo de gás natural em 2,9%, em relação aos oito primeiros meses do ano passado. Entretanto, na comparação mensal, houve crescimento do consumo na ordem de 2,5%.

 

Consumo de gás por segmento

 

O consumo do segmento veicular, o segundo maior do estado (atrás apenas do consumo industrial), chegou a 83,5 mil m³/dia, no último mês de agosto. Em termos relativos, houve recuo de 1,6% em relação ao oitavo mês do ano passado. No acumulado de 2015, os postos automotivos elevaram em 3,3% o consumo do gás, no comparativo com o mesmo período de 2014.

 

Nas residências, o consumo de gás atingiu 4,2 mil m³/dia, enquanto no comércio consumiu-se 2,9 mil m³/dia de gás natural. Em relação a agosto de 2014, o volume consumido nesses segmentos teve crescimento substancial, com aumento de 30% e de 11%, respectivamente. Enquanto que no acumulado do ano (em relação aos oito primeiros meses do ano passado) o consumo residencial cresceu 15% e comercial cresceu 3,4%.

Você pode querer ler também