ARACAJU/SE, 27 de novembro de 2024 , 9:30:10

logoajn1

Criptomoedas: o que a falência de uma das maiores empresas do mundo diz sobre futuro do setor

Após uma semana de agonia, a FTX, uma das maiores empresas de criptomoedas do mundo, entrou com pedido de falência nesta sexta-feira (11/11).

A plataforma de negociação de moedas digitais fez a solicitação com base no Capítulo 11 da lei de falências dos Estados Unidos em busca de proteção judicial. Enquanto isso, encontra uma forma de devolver parte dos bilhões de dólares perdidos por seus clientes.

Sam Bankman-Fried, fundador e diretor-geral da FTX, pediu desculpas pela difícil situação financeira de sua empresa e deixará o cargo. Será substituído por um advogado com experiência em falências.

A FTX explicou que o objetivo da falência é “iniciar um processo ordenado de revisão e monetização de ativos em benefício de todas as partes interessadas”.

A crise foi comparada por alguns especialistas ao colapso do banco de investimento Lehman Brothers na grande crise de 2008, com muitos se questionando se a queda da empresa poderia ter um efeito dominó em todo o setor de criptomoedas.

O bitcoin, a maior moeda digital, chegou ao seu menor valor desde 2020, assim como outras criptomoedas foram arrastadas para um poço cujo fundo não se sabe onde está.

Um dos clientes da FTX, o britânico Thomas Culham, disse à BBC que não conseguiu sacar os US$ 2.300 investidos.Para ele, foi um “grande golpe” já que seus fundos na FTX eram uma “parte razoável” de seu portfólio de investimentos.

“Eles provavelmente estão perdidos”, disse o jovem de 22 anos. “Talvez em alguns anos eu possa obter algum tipo de compensação.”

Razões da queda

Negociações frenéticas ocorreram nos últimos dias em torno da gigante das criptomoedas. A maior rival da FTX, a Binance, disse publicamente que compraria a concorrente. Horas depois, desistiu da aquisição.

Em meio ao caos, na quinta-feira (10/11) o próprio Bankman-Fried foi ao Twitter pedir desculpas e reconhecer seus equívocos.

“Fiz m… Eu deveria ter feito melhor”, escreveu ele.

Pule Twitter post, 1

Você pode querer ler também