O programa “Academia do Agro: Estratégia em Ação com Vivências em Campo”, uma iniciativa da Fundação Dom Cabral (FDC), surgiu com a proposta de ampliar conhecimentos e aspectos de liderança de produtores, empresários e gestores que já atuam no agronegócio. Neste ano, em sua quarta edição, o programa terá, pela primeira vez, a parceria do Valor.
Com a participação de pessoas de todo o país, o curso combina conteúdo acadêmico, prática em campo e trocas de experiências entre os profissionais. As múltiplas abordagens têm como objetivo oferecer aos participantes ferramentas para que possam lidar com desafios que surgem no dia a dia.
De acordo com Daniel Parreiras, diretor do programa na Fundação Dom Cabral, o programa nasceu a partir de demandas do mercado. “Esse não é um programa de entrada. Ele foi pensado para quem já vive o dia a dia do agro e está em posição de liderança. A ideia é oferecer espaço de reflexão sobre a estratégia e ampliar o repertório em um ambiente de troca de experiências com outros profissionais do setor”, afirma.
Parreiras diz que, na nova edição, a participação do Valor será um dos diferenciais. Profissionais convidados pelo jornal integrarão atividades selecionadas e contribuirão com dados, análises de contexto e reflexões sobre os movimentos que têm impacto direto sobre o agro no Brasil e no mundo.
“Um dos objetivos do curso é oferecer aos participantes uma visão mais estratégica e ajudá-los a ampliar e diversificar seus negócios, pensando em como a inovação pode estar a serviço deles”, afirma Parreiras. “Assim, espera-se que os alunos possam encontrar soluções práticas para aplicar os conhecimentos e discussões após a formação”.
Edward Pimenta, diretor de Novos Negócios da Editora Globo, observa que, além do conteúdo acadêmico e das práticas de mercado, o programa aproximará os participantes de especialistas e lideranças relevantes do mercado. Ele conta que as contribuições do Valor para a parceria incluem curadoria de conteúdo, acesso a fontes e análises aplicadas. “Isso fortalece a conexão entre conhecimento e aplicação prática”, afirma.
Entre os temas que integram a programação do “Academia do Agro” estão estratégias de crescimento e competitividade no agronegócio, transição energética e sustentabilidade, governança, tecnologia e inovação, gestão de riscos e leitura de cenários econômicos e geopolíticos. A estruturação do programa considerou a oferta de conteúdos que dialoguem com os desafios reais que as lideranças do setor enfrentam e que estimulem reflexões sobre as atividades profissionais de cada participante.
O curso terá duas etapas presenciais: de 25 a 29 de agosto, em Nova Lima (MG), e de 6 a 10 de outubro, em São Paulo. A carga horária total é de 96 horas, sendo 80 horas presenciais e 16 horas online. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Acesse este link e saiba mais.
fonte GLOBO RURAL