O programa Desenrola Pequenos Negócios já renegociou R$ 6 bilhões em dívidas, mas o tempo está acabando. Microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte têm até 31 de dezembro de 2024 para aproveitar descontos de até 95% para quitar pendências bancárias. Criada pelo governo federal, a iniciativa tem como objetivo ajudar pequenos negócios a reestruturarem suas finanças e retomar o acesso ao crédito.
O tempo está se esgotando. O prazo final para renegociar as dívidas bancárias no programa Desenrola é 31 de dezembro de 2024. Para quem tem dívidas no Simples Nacional, a chance de regularização vai até 31 de janeiro de 2025. O alerta é claro: “Essa é uma oportunidade única. Não adianta adiar”, diz a consultora financeira Ana Costa, especializada em pequenos negócios.
Por isso, para muitos empreendedores, o foco agora é negociar o quanto antes para garantir que suas empresas possam seguir adiante sem o peso das dívidas. O Desenrola Pequenos Negócios é uma das poucas iniciativas de alcance nacional que oferece descontos significativos, permitindo que as empresas possam limpar seu nome e voltar a investir em sua própria expansão.
O que é o Desenrola?
Lançado em maio de 2024, o Desenrola Pequenos Negócios integra o programa Acredita, desenvolvido pelos Ministérios da Fazenda, do Empreendedorismo e do Desenvolvimento Social. A proposta é simples: renegociar dívidas diretamente com os bancos, com a ajuda de incentivos tributários oferecidos pelo governo. Esse arranjo possibilita descontos substanciais, que variam de 20% a 95%, de acordo com o perfil da empresa e o valor da dívida.
A grande vantagem do programa é que, ao regularizarem suas pendências, as empresas não só podem voltar a acessar crédito, como também restabelecem sua capacidade de investimento. No total, cerca de 95 mil pequenos negócios já foram atendidos, e muitos deles estão agora em um processo de recuperação financeira. Como explica o coordenador do programa, “o Desenrola é uma ferramenta essencial para garantir que os pequenos negócios não fiquem à margem da recuperação econômica”.
Acredita e ProCred 360
Além do Desenrola, o programa Acredita oferece outra importante oportunidade: o ProCred 360. Voltado para MEIs e microempresas com faturamento anual de até R$ 360 mil, o ProCred 360 oferece linhas de crédito com juros até 50% menores do que os praticados no mercado. Isso garante que os empreendedores tenham acesso a condições mais favoráveis para financiar o crescimento de seus negócios, especialmente após regularizarem suas dívidas.
De acordo com o especialista em financiamento empresarial, “essas linhas de crédito são fundamentais para quem está começando ou tentando recuperar a saúde financeira da sua empresa. Elas não apenas aliviam o caixa, mas criam novas possibilidades de expansão”.
O desafio das dívidas do Simples Nacional
Outro alívio está disponível para os empresários que possuem dívidas no Simples Nacional. Nesse caso, as pendências podem ser quitadas com descontos de até 100% nos juros e multas. Além disso, o parcelamento pode ser feito em até 133 meses, permitindo que os empreendedores lidem com as dívidas de forma mais gradual. Para adesão, basta acessar o site Regularize até o dia 31 de janeiro de 2025.
Fonte: EXAME