Os mercados de economias emergentes continuarão a liderar o crescimento no consumo e na produção agrícola mundial na próxima década, segundo relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A entidade afirma que os emergentes lideram o setor há 20 anos e continuarão na ponta por, pelo menos, mais 10 anos, porém com mudanças em relação aos países que lideram o movimento.
O consumo total de produtos agrícolas deve crescer, em média, 1,1% ao ano na próxima década. A alta deverá ser puxada majoritariamente por países de baixa e média renda.
Embora a China tenha representado 28% do crescimento do consumo global de produtos agrícolas na última década, a participação do país no crescimento da demanda deverá cair para 11%. No lugar da China, deverão liderar o crescimento da demanda no setor, para a próxima década, Índia, Sudeste Asiático e África Subsaariana, segundo a OCDE.
A entidade estima que Índia e países do Sudeste Asiático representarão 31% do crescimento do consumo global até 2033, impulsionados pelo crescimento da população urbana e pelo aumento da riqueza.
Nas regiões predominantemente de baixa renda, a África Subsaariana deverá contribuir com uma parte considerável do aumento do consumo global (18%), principalmente devido à demanda por alimentos impulsionada pelo crescimento populacional.
Fonte: Valor Econômico