ARACAJU/SE, 5 de fevereiro de 2025 , 11:06:39

logoajn1

Gás de cozinha fica mais caro nas refinarias e aumento deve chegar ao consumidor

Da redação, AJN1

Os preços dos botijões de até 13 kg de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para uso residencial terão um reajuste médio de 9,8% nas refinarias. O aumento anunciado pela Petrobras entra em vigor a partir da zero hora desta terça-feira (21). O reajuste não atine o GLP de uso industrial.

Pelos cálculos da companhia, se o reajuste for repassado, integralmente, aos consumidores, o preço do botijão de GLP P-13 pode ter alta de 3,1% ou de R$ 1,76. “Isso se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos”, explica a Petrobras através de nota. Ainda conforme a nota, o ajuste foi aplicado sobre os preços praticados pela Petrobras sem incidência de tributos.

De acordo com a companhia as revisões dos preços feitas para as refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor, uma vez que, de acordo com a legislação, há liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados. “Isso dependerá de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores”, diz outro trecho da nota da Petrobras.

*Com informações da Agência Brasil

Você pode querer ler também