O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo enviará nesta semana, ao Congresso, a medida provisória (MP) que mudará as regras para o empréstimo consignado a trabalhadores do setor privado.
Ele não deu detalhes, falando com os jornalistas ao deixar o Palácio do Planalto, onde acompanhou as posses dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
O crédito consignado dos trabalhadores privados será ligado ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o eSocial.
No modelo, todos os trabalhadores com carteira assinada poderão ser beneficiados com o novo formato de acesso ao empréstimo consignado – um universo de 42 milhões de pessoas.
Haverá uma plataforma em que os trabalhadores poderão comparar as taxas oferecidas pelas diferentes instituições financeiras. Ou seja, o trabalhador vai poder negociar com os bancos e receber propostas.
Fonte: Valor Econômico