ARACAJU/SE, 18 de setembro de 2024 , 5:56:16

Nesta terça-feira (16), é comemorado o Dia do Comerciante; saiba mais sobre a data

 

Criado para homenagear todos os empreendedores do setor de comércio, o Dia do Comerciante é comemorado todo dia 16 de julho. Instaurada há mais de 70 anos, a data é uma oportunidade para criar estratégias de venda ou celebrar colegas do setor.

Com origem em uma iniciativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (CNC), o Dia do Comerciante foi criado em 1953. A celebração no dia 16 de julho é uma homenagem ao nascimento, em 1756, de José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairú.

Nascido na Bahia, José Maria foi um economista, jurista e político considerado o patrono do comércio do Brasil, sendo responsável por leis que apoiavam aqueles que começavam a empreender na época, além de desenvolver o relacionamento comercial entre o Brasil e outros países.

Dia do Comerciante é feriado?

De acordo com a Lei Nº 2.048, de 26 de outubro de 1953, o Dia do Comerciante é celebrado “sem prejuízo do trabalho normal se recair em dia útil”. Assim, a data não é um feriado.

Qual a diferença entre o Dia do Comerciante e o Dia do Comerciário?

Apesar da semelhança no nome, é importante notar que o Dia do Comerciante e o Dia do Comerciário são datas distintas. Celebrado do dia 30 de outubro, o Dia do Comerciário é uma homenagem direcionada aos trabalhadores do comércio, ou seja, reconhece não apenas os donos dos estabelecimentos, mas também seus funcionários e colaboradores.

Apesar de não ser um feriado nacional, os sindicatos estudais e municipais dos comerciários costumam estabelecer anualmente, e de acordo com cada categoria do setor, a possibilidade de folga no Dia do Comerciário. Além disso, até mesmo a data instituída em lei para a celebração, dia 30 de outubro, sofre alterações de acordo com as determinações dos sindicatos.

Como aproveitar o Dia do Comerciante para aumentar as vendas?

Assim como em outras datas comemorativas, é possível usar o Dia do Comerciante de forma estratégica para impulsionar as vendas. Seja criando pacotes promocionais ou comunicando sobre a data de diferentes formas nas redes sociais, o dia é uma oportunidade de usar a criatividade para alcançar e atrair os consumidores.

Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios

 

 

 

 

Você pode querer ler também