ARACAJU/SE, 23 de novembro de 2024 , 13:19:02

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No Dia do Cliente, celebrado neste domingo (15), 65% da população pretende fazer compras na data; eletrônicos lideram

 

Celebrado neste domingo (15), o Dia do Cliente tem entusiasmado os consumidores brasileiros, que se mostram otimistas com a oportunidade de aproveitar descontos e promoções, conforme a pesquisa do Mission Brasil. O estudo, que entrevistou 347 pessoas, indicou que 65% pretendem fazer compras na edição de 2024.

Entre os interessados em comprar, 45% buscam eletrônicos, 30% estão focados em roupas e acessórios, e 11,5% desejam produtos de beleza e cosméticos. Alimentos e bebidas (4,5%) e serviços como academia e salão de beleza (2,7%) também foram mencionados. A pesquisa também destacou a preferência pelo canal de compra: 50,5% planejam adquirir produtos on-line, enquanto 49,5% optam por lojas físicas.

Quanto aos fatores que influenciam as decisões de compra, estão: qualidade do produto (53%); preço (29%); promoções e descontos (7,5%); avaliações positivas on-line (5,7%).

Sobre as formas de pagamento, 64% preferem pagar à vista. Além disso, 73% dos participantes priorizam descontos diretos em vez de cashback.

Atendimento ao cliente é o principal fator que leva à fidelidade, sendo apontado por 36% dos entrevistados. A qualidade do produto (28%), uma experiência de compra positiva (12%) e promoções exclusivas (11%) seguem na lista de prioridades. Outro fator considerável é a rapidez na entrega, fundamental para 83% dos respondentes, enquanto apenas 1% dá pouca relevância a esse aspecto.

Dia do Cliente: quatro estratégias para impulsionar o varejo on-line e atrair clientes

Antes das grandes datas do comércio, como a Black Friday e o Natal, o varejo tem a oportunidade de estimular a sua base de clientes com outra importante data: o Dia do Cliente, em 15 de setembro. Esse é o momento para os lojistas implementarem estratégias que melhorem ainda mais a experiência de compra, oferecendo benefícios e compreendendo melhor o comportamento do público-alvo.

Com uma perspectiva de alcançar um faturamento de R$ 204 bilhões até o final de 2024, conforme dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o cenário do e-commerce no Brasil está pronto para abordagens inovadoras.

Eduardo Esparza, VP general manager da Tenerity Ibéria e Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus públicos-alvo, vê no Dia do Cliente uma oportunidade crucial para os varejistas refletirem sobre as necessidades dos consumidores.

“Planejamento e análise de dados são essenciais. Mais do que nunca, é fundamental entender como seu cliente está vivenciando a experiência de compra. No contexto atual, onde o comércio eletrônico oferece tantas possibilidades, cada detalhe que facilita o engajamento do consumidor pode ser decisivo”, explica Eduardo.

O executivo compartilha quatro dicas essenciais para quem deseja melhorar a experiência do cliente no e-commerce:

Reduza a desistência de compra: uma pesquisa recente da WGSN revelou que 65% dos consumidores desistiram de uma compra devido à má experiência. “Investir em estratégias de monitoramento para entender o que o seu cliente deseja é fundamental. Quando foi a última vez que revisou a pesquisa de satisfação dos seus clientes?”, questiona Esparza.

Além do produto, a experiência: ainda neste sentido, a mesma pesquisa aponta uma tendência crescente em vender não só produtos, mas experiências. Oferecer uma jornada de compra mais atrativa beneficia tanto o consumidor, que gasta mais ao ter uma experiência melhor, quanto a empresa, que aumenta sua receita. “Uma estratégia inteligente de personalização é essencial, usando dados do consumidor para entregar conteúdo relevante, recomendações e ofertas alinhadas a seus hábitos e preferências. De acordo com o relatório CX Trends 2023, da Zendesk, cerca de 70% dos consumidores afirmam gastar mais em marcas que proporcionam uma jornada de compra personalizada”, explica o executivo.

– Invista em programas de benefícios: “esses programas precisam oferecer algo de valor para os consumidores, incentivando novas transações. Essa estratégia é ainda mais poderosa quando combinada com cashback, clubes privados de compras, e recompensas” explica Esparza. Ele ressalta que essa abordagem valoriza ainda mais cada venda e estimula o cliente a criar uma relação com as marcas envolvidas.

– Explore o retail media: além de promoções e programas de benefícios, Esparza recomenda o uso do retail media, uma modalidade de publicidade digital que promove produtos e serviços em diversos canais de vendas on-line. “Ao utilizar o retail media, os varejistas aumentam o alcance dos seus anúncios de forma mais assertiva e ainda geram renda extra com os espaços publicitários”, finaliza Eduardo.

Fonte: E-commerce Brasil

 

 

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