ARACAJU/SE, 18 de setembro de 2024 , 2:58:09

Petrobras registra novo recorde no processamento de petróleo do pré-sal

 

A Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou ter atingido um novo recorde no processamento de petróleo proveniente do pré-sal em suas refinarias. Em agosto, o volume processado alcançou 76% da carga total, superando a marca anterior de 73% registrada em junho do ano passado.

A estatal também informou que, no acumulado de janeiro a agosto de 2024, o processamento de petróleo do pré-sal atingiu uma média de 69%, outro recorde, em comparação com 66% no mesmo período de 2023. Segundo a nota divulgada, esse resultado reflete a otimização dos ativos e o uso de tecnologias inovadoras no refino.

O petróleo extraído do pré-sal é conhecido por gerar um alto rendimento de derivados, como querosene de aviação (QAV) e diesel. Além disso, o baixo teor de enxofre e a alta qualidade do diesel obtido com esse petróleo favorecem uma operação de refino mais sustentável, segundo a Petrobras.

Outro destaque do mês de agosto foi o Fator de Utilização das Refinarias (FUT), que alcançou 95%, o melhor resultado de 2024. Esse índice reflete o desempenho operacional das refinarias e a integração eficiente das áreas de logística e comercialização da empresa.

Além dos resultados operacionais, a Petrobras (PETR3; PETR4) também se destacou no cenário internacional, figurando como a 13ª maior pagadora de dividendos do mundo no segundo trimestre de 2024, conforme levantamento da gestora britânica Janus Henderson. No mesmo período de 2023, a estatal não figurava entre as 20 maiores pagadoras.

O estudo da gestora também revelou um crescimento de 30,23% nos dividendos pagos por empresas brasileiras entre abril e junho de 2024, saltando de US$ 4,3 bilhões para US$ 5,6 bilhões. As empresas do setor de petróleo, como a Petrobras, foram as principais responsáveis por esse aumento nos mercados emergentes.

Dividendos

Dividendos são uma parcela dos lucros distribuída aos acionistas e podem ser pagos em dinheiro ou ações. A decisão sobre seu valor e frequência cabe ao conselho de administração e reflete a saúde financeira da empresa, sendo um importante atrativo para investidores em busca de retornos consistentes. Para a Petrobras, os dividendos são particularmente relevantes, tanto por sua influência no mercado global de energia quanto por seu impacto na economia brasileira, contribuindo significativamente para as receitas do governo e influenciando políticas econômicas e investimentos públicos.

Fonte: Capitalist

 

 

Você pode querer ler também