ARACAJU/SE, 16 de dezembro de 2024 , 18:56:41

logoajn1

Pix: Banco Central aprova pagamento de boletos

 

A partir de 3 de fevereiro de 2025, os boletos de pagamento poderão ser quitados não apenas por código de barras, como também pelo Pix, conforme resolução aprovada pelo Banco Central (BC) no dia 12. Essa iniciativa faz parte da modernização do sistema financeiro e representa uma mudança significativa na forma como boletos são pagos no Brasil.

Embora a obrigatoriedade entre em vigor no início de 2025, os boletos já podem incluir um código QR específico para pagamentos via Pix. Durante o período experimental, o recurso será testado até que uma regulamentação definitiva seja elaborada em 2025.

Com o código QR, o usuário pode simplesmente apontar o celular para o boleto e concluir a transação. A principal vantagem desse método é a compensação instantânea do pagamento, eliminando a espera de vários dias, como ocorre atualmente com parte dos boletos bancários.

Pix

Além do pagamento por Pix, o BC criou o boleto dinâmico, uma modalidade voltada para aumentar a segurança em transações relacionadas a títulos negociáveis, como duplicatas escriturais. Esses títulos, previstos na Lei 13.775/2018, podem ser negociados entre empresas e financiadores, e o boleto dinâmico garante que os pagamentos sejam destinados ao legítimo detentor do título.

Essa nova ferramenta estará vinculada a sistemas digitais autorizados pelo BC, assegurando maior transparência e confiabilidade nas transações. Segundo o BC, a introdução do boleto dinâmico é um avanço importante para o sistema financeiro, especialmente para pequenas e médias empresas, que dependem dessas negociações para fomentar seus negócios.

Benefícios para credores e pagadores

O boleto dinâmico traz segurança tanto para quem paga quanto para quem recebe. Para o pagador, há a garantia de que o pagamento será destinado corretamente ao legítimo credor, mesmo que o boleto tenha sido emitido de forma física ou eletrônica. Para o credor ou financiador, o instrumento reduz a necessidade de trocas e garante o recebimento dos valores.

Como os sistemas de escrituração ou registro que suportam esses títulos ainda estão sendo implementados, a obrigatoriedade de uso do boleto dinâmico será efetiva até seis meses após a aprovação de ao menos um desses sistemas digitais.

Com essas mudanças, o BC avança na modernização do sistema financeiro brasileiro, promovendo maior eficiência, segurança e agilidade nas transações bancárias.

Fonte: Capitalist

Você pode querer ler também