ARACAJU/SE, 28 de junho de 2025 , 19:24:49

Presidente da Petrobras diz ter como missão impulsionar o PIB e que gestão está alinhada com visão do governo Lula

 

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou, nesta quarta-feira (19), durante a cerimônia oficial de posse no comando da estatal, que recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a missão de movimentar a empresa, acelerando seus investimentos, para fazer o PIB (Produto Interno Bruto) do país crescer.

“Aproveito a oportunidade para dividir com vocês a encomenda que foi dada pelo presidente: a missão de movimentar a Petrobras, porque ela impulsiona o PIB do país, de gerir a Petrobras com respeito à sociedade”, afirmou em seu discurso durante o evento no Rio de Janeiro, do qual participaram Lula e vários ministros do governo.

Segundo Magda, ao ser convidada para o cargo, Lula lhe disse o seguinte: “Eu tenho grande carinho pela Petrobras. A sociedade petroleira ama a Petrobras, e eu também amo. Não quero confusão nessa empresa”, revelou, arrancando risos dos convidados.

Apesar da cerimônia de posse nesta quarta-feira (19), Magda já exerce a presidência da Petrobras há quase um mês. Assumiu em 24 de maio, depois de ter sido chancelada pelo Conselho de Administração da companhia. Ele substitui Jean Paul Prates, demitido do cargo depois de um processo de fritura e desgaste dentro do governo.

A cerimônia de posse é uma mera formalidade, mas ganhou maiores contornos desta vez com a presença de Lula. É a primeira vez em 12 anos que um presidente da República participa do empossamento de um CEO da estatal. Uma comitiva de sete ministros também estava presente, incluindo Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Rui Costa (Casa Civil). Estes dois últimos são apontados como pivôs da queda de Prates.

Logo no início do discurso, Magda Chambriard agradeceu a confiança tanto de Lula quanto de Silveira. Afirmou ainda que sua gestão na companhia estará alinhada à do presidente e do governo atual.

“Nossa visão, como não poderia deixar de ser, está totalmente alinhada com a visão de país do presidente Lula e do governo federal. Afinal, eles são os nossos acionistas majoritários. Está em consonância também com a visão de mercado, com a geração de valor econômico e com a rentabilidade”, disse.

Segundo Magda, a Petrobras “é essencial para a redução das desigualdades e para o desenvolvimento nacional” e será fundamental para financiar a transição energética no país.

“Alguém precisa financiar essa transição. Para financiar, são fundamentais os investimentos em exploração e produção. Esses investimentos hoje representam cerca de 70% do nosso orçamento total e geram os maiores retornos para a nossa companhia. Não existe falar em transição energética sem mencionar quem vai pagar essa conta. E é o petróleo que vai pagar essa conta”, afirmou.

Fonte: Poder360

 

Você pode querer ler também