A Americanas e o Magalu anunciaram, na terça-feira (18), um acordo para integrar suas plataformas de comércio eletrônico. Os produtos vendidos por lojas físicas da Americanas passam a aparecer no marketplace do Magalu. O mesmo deve acontecer nas próximas semanas com os produtos de estoque próprio do Magalu e a plataforma da Americanas.
No comunicado divulgado em conjunto, as empresas destacam que os produtos vendidos são complementares, com a Americanas oferecendo alimentos, itens básicos do dia a dia e itens de escritório, e o Magalu contando com presença forte em linha branca, móveis e telefonia.
Como vai funcionar?
O projeto vai começar com produtos de 50 lojas físicas da Americanas, localizadas em 15 capitais, em um modelo de envio diretamente do estabelecimento — isso explica a menção a itens de dia a dia, como bomboniere, limpeza, higiene pessoal e utilidades domésticas.
Até dezembro, o objetivo é integrar todas as lojas da Americanas que já contam com o modelo “ship from store”.
Do outro lado, o Magalu vai oferecer seus produtos de estoque próprio no site e no app da Americanas. A companhia promete entrega rápida e experiência otimizada.
Outras lojas fizeram acordos semelhantes
O anúncio de Americanas e Magalu chega algumas semanas depois de o Mercado Livre fechar uma parceria parecida com as Casas Bahia. O marketplace passará a contar com eletrodomésticos, eletrônicos e móveis em seu site e app, mas a varejista continuará responsável pela maior parte da logística.
O próprio Magalu já fez movimentos do tipo. Em junho de 2024, a varejista fez um acordo com o AliExpress para venda cruzada de produtos.
O marketplace chinês passou a oferecer os produtos de estoque próprio do Magalu, da mesma forma que a Americanas fará. Já o Magalu passou a vender itens do Ali com o selo Choice, que indica produtos selecionados e com controle da própria plataforma, do estoque à entrega.
Fonte: Tecnoblog





