No domingo, 10 de agosto, será comemorado o Dia dos Pais, uma das datas mais aguardadas pelo comércio brasileiro. Em Aracaju, a expectativa é de um crescimento nas vendas em torno de 4%, na comparação com o mesmo período do ano passado. A movimentação no comércio local deve impulsionar os setores mais diversos, desde roupas e calçados até eletrônicos e produtos personalizados.
De acordo com o economista Márcio Rocha, a data é uma das mais importantes para a economia sergipana, estando entre as cinco principais datas comerciais do ano. Para ele, a projeção é de uma elevação prevista entre 3,4% até 7%. No comparativo com o ano passado, o aumento vai ser de 4% nas vendas, com um valor estimado de R$ 28 milhões injetados na economia de Sergipe. “Sergipe tem se destacado pela geração de empregos com carteira assinada, o que contribui para a expansão da base de consumidores, proporcionando um cenário ainda mais otimista do que no ano passado”, afirma Rocha.
O ticket médio para os presentes no Dia dos Pais deve girar em torno de R$ 174,00, refletindo uma busca por produtos de maior valor agregado. Os consumidores de Aracaju, assim como no restante do Brasil, estão priorizando itens como roupas, calçados, perfumes, acessórios e eletrônicos, a expectativa é que, além dos presentes materiais, a procura por experiências também ganhe força, como jantares, passeios e serviços de bem-estar, como barbearias e massagens.
Preparativos
Com a data se aproximando, os lojistas de Aracaju estão intensificando a preparação para atender a alta demanda. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Aracaju, Elison Vieira, destaca que os comerciantes estão reforçando seus estoques com os itens mais procurados e criando pacotes promocionais. “Além disso, estamos investindo em vitrines temáticas e oferecendo condições especiais de pagamento, como parcelamentos facilitados e descontos à vista”, afirma.
Os lojistas também estão preparando suas equipes, com treinamentos para garantir um atendimento ágil e consultivo, além de estratégias de divulgação tanto nas lojas físicas quanto no ambiente digital. Com o crescimento das compras online, muitos optam por um modelo híbrido, o “figital”, que une o físico e o digital. “O comércio de rua e os shoppings vão estender os horários de funcionamento nos dias que antecedem o Dia dos Pais, facilitando as compras de última hora”, complementa Vieira.
Expectativa
O comércio sergipano deve registrar uma grande movimentação nesta semana que antecedem o Dia dos Pais. De acordo com as projeções da CDL, mais de 60% dos brasileiros pretendem comprar presentes para a data, o que representa bilhões de reais em movimentação no varejo nacional. Em Aracaju, a expectativa é de um aumento expressivo na circulação de consumidores durante esse período, o que promete aquecer ainda mais o mercado local.
Com o cenário econômico favorável e o comércio bem preparado, a perspectiva é de que tanto lojistas quanto consumidores aproveitem o momento para realizar bons negócios, quem estiver se planejando para ir às compras, é preciso estar atento e evitar deixar para a última hora.