ARACAJU/SE, 25 de abril de 2025 , 11:55:13

Educação profissional e tecnológica cresce no ensino médio, revela Censo Escolar

 

De acordo com o Censo Escolar 2024, o número de matrículas de estudantes do ensino médio em programas de educação profissional e tecnológica (EPT) aumentou de 15% para 17,2% de 2023 para 2024. Os resultados foram apresentados em 9 de abril pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Esse avanço demonstra o crescimento da modalidade que visa a unir o ensino médio e a formação profissional, de modo que prepara o jovem para o mercado de trabalho. O Brasil conta com 15,4% dos alunos do ensino médio da rede pública matriculados em programas vocacionais.

O Piauí se destaca entre as unidades da federação, com 52,4% dos alunos dessa etapa educacional cursando o ensino técnico, seguido pela Paraíba e pelo Espírito Santo, com 34,1% e 33,7% dos alunos. O Paraná e o Rio Grande do Norte também se destacam, com 28,5% e 23,7%.

De acordo com o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, a pasta está “priorizando que os recursos investidos pelos estados, pactuados com a Fazenda e com o MEC, sejam para ampliar as matrículas do ensino técnico brasileiro”. A ação, parceria entre o governo Federal com o Congresso Nacional para fortalecer a educação profissional e tecnológica (EPT), foi instituída por meio do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

Com essa iniciativa, é possível que estados brasileiros e o Distrito Federal revertam parte dos juros de suas dívidas com a União em matrículas de educação profissional técnica de nível médio, em consonância com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Eixos tecnológicos com os maiores números de matrículas

– O eixo tecnológico Gestão e Negócios prevalece, na rede pública, com mais de 322 mil matrículas.

– Na rede privada, o eixo Ambiente e Saúde se destaca, com mais de 106 mil matrículas.

Fonte: Metrópoles

 

 

 

 

Você pode querer ler também