A segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está marcada para este domingo (12), com 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. No geral, os estudantes terão cinco horas para responder 45 questões de Química, Física e Biologia, e 45 questões de Matemática e Trigonometria.
Para realizar o teste sem susto, os inscritos precisarão seguir algumas regras impostas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entre as principais estão chegar no horário correto, entre 12h e 13h, com documento de identificação em mãos e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O Cartão de Confirmação da Inscrição não é obrigatório, mas é recomendável levar para evitar qualquer tipo de problema.
Os alunos que se atrasarem, seja por um minuto ou uma hora, não poderão entrar nas salas e serão marcados como faltosos no sistema. Vale lembrar que capturas de telas não serão aceitas em hipótese alguma e a ausência de documento pode levar à eliminação. O candidato também não poderá usar qualquer tipo de dispositivo eletrônico, como calculadoras, celulares ou gravadores, durante o exame sob risco de exclusão.
Artigos religiosos e lanches deverão passar por vistorias dos fiscais de sala. O Inep decidiu manter a obrigatoriedade de uso de máscara de proteção contra a covid-19, exceto nos estados ou municípios onde o uso em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar.
Às 13h, começam os procedimentos de identificação realizados na sala de provas. A ida ao banheiro após esse horário requer nova identificação do participante para retorno à sala de provas, respeitando os protocolos de prevenção contra a covid-19.
Fonte: O Dia