ARACAJU/SE, 13 de abril de 2024 , 18:21:42

logoajn1

Seed quer “moralizar” desfile de 7 de setembro

Da redação, AJN1

 

O secretário de Estado da Educação (Seed), Jorge Carvalho, apresentou hoje (8), uma série de normas restritivas para “moralizar” o desfile de 7 de setembro deste ano, cujo tema é "Tecnologia a Serviço da Educação". A partir deste ano, segundo a Seed, o desfile terá que obedecer rigorosamente aos critérios estabelecidos. Numa espécie de censura da liberdade de expressão, estão proibidos todos os tipos de performance e evolução coreográfica por parte dos alunos, com exceção apenas do Corpo Coreográfico da Secbanda.

 

O percurso também deverá ser seguido rigorosamente, tendo, inclusive, a programação musical ser submetida, previamente, à avaliação e aprovação da Secbanda, para que as músicas não destoem dos propósitos cívicos do evento. "No 7 de Setembro temos que comemorar os símbolos formais da pátria. E ao longo do ano nós temos fugido disso. Em 2016 estamos organizando um desfile que busca a retomada desse espírito", afirmou o secretário.

 

Desfile

 

De acordo com o secretário, a partir de 2016 haverá um rodízio na entrada do evento, sendo que esta edição começará com o desfile militar, seguido das escolas da rede estadual de ensino, escola da rede federal, colégios da rede privada e, por último, instituições comunitárias.

 

Longos e cansativos

 

A Seed informou ainda que, devido ao fato de em anos anteriores os desfiles terem sido longos e cansativos, a partir deste ano, o número de escolas participantes foi reduzido para apenas 21, sendo 15 unidades escolares estaduais, uma federal (IFS), quatro escolas da rede privada e um pelotão de 60 alunos representando as escolas da Grande Aracaju.

 

Além disso, a participação no desfile foi limitada apenas a unidades escolares estaduais e instituições comunitárias sediadas no município de Aracaju. Apenas escolas que possuem banda marcial própria poderão participar, sendo vetadas quaisquer outras unidades de ensino que não possuam.

 

Inscrição

 

As escolas que desejam participar do desfile já podem se inscrever na sede da Secretaria de Estado da Educação. O resultado das escolas selecionadas para o desfile será divulgado no portal da Seed (www.seed.se.gov.br) na próxima quarta-feira, 10.
 

 

Você pode querer ler também