ARACAJU/SE, 26 de dezembro de 2024 , 18:47:35

logoajn1

Semed implanta conceito pedagógico pioneiro na creche-escola

Reafirmando o compromisso da prefeitura de Aracaju com o desenvolvimento integral da criança, da família e de toda a região, mais um importante passo foi dado e com muito entusiasmo a secretária Municipal da Educação de Aracaju, Marcia Valéria Lira empossou a diretoria da nova creche-escola do bairro 17 de Março, Escola Municipal de Ensino Infantil, EMEI José Calumby Filho, que em breve será inaugurada como primeira unidade pública de ensino da localidade.

 

A diretora nova escola-creche é Mayra Araújo, antes coordenadora  pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental, EMEF  Núbia Marques e a coordenadora pedagógica, Antoniélia Ribeiro, que foi diretora da EMEF Elias Montalvão. A coordenadora de Gestão Educacional da Semed, Marpessa D'ávila, participou da solenidade de posse.

 

A secretária da Educação, Marcia Valéria, explica que a equipe foi escolhida para implementar integralmente, o que é inédito na rede pública de educação, o conceito de educação alicerçado na pedagogia Waldorfiana, que trabalha na criança pequena o senso de admiração e reverência por todas as coisas da natureza e nas relações humanas e os professores Waldorf empenham-se em transformar o ensino em uma arte que eduque a criança como um todo por meio do fazer, do sentir e do pensar.

 

"Como nós temos um bairro novo, e lá não tem nenhuma escola pública, quando algumas professoras me procuraram pedindo apoio porque estavam fazendo curso de pós- graduação com essa  pedagogia eu as convidei para trabalharem na escola- creche a fim de implementarem a pedagogia que tornará a unidade da rede municipal a primeira cem por cento Waldorfiana, por meio de um convênio com o Instituto Micael. Não existe no Brasil nenhuma escola pública cem por cento Waldorf, esse é o primeiro exemplo, em outros estados existem convênios parciais, em nosso caso não,  seremos exemplo ", conta Marcia Valéria.

 

"Música, pintura, literatura e artesanato são algumas das características peculiares do curso de Fundamentação em Pedagogia Waldorf, que objetiva oferecer uma educação diferenciada, levando em conta a formação integral do ser humano. Elas aceitaram o desafio e confio no trabalho delas", ressalta a secretária.

 

Pedagogia Waldorf

 

Existem atualmente mais de 1.000 Escolas Waldorf no mundo e cerca de 2.000 jardins de infância, localizados em mais de 60 países, sendo assim um dos maiores movimentos educacionais independentes do mundo. Aracaju será pioneira no país ao implantar de forma plena essa metodologia em uma escola da rede pública de ensino.

 

Ainda de acordo com secretária Marcia Valéria, a proposta Waldorfiana se encaixa de forma plena nas condições de vulnerabilidade do bairro. Ela destaca a importância  de se implantar uma metodologia  com base nas necessidades,  foco no desenvolvimento da criança em crescimento e do adolescente na fase de amadurecimento.

 

O ensino Waldorf aborda todos os aspectos legais da educação escolar de uma forma única e ampla. As crianças do maternal e jardim de infância aprendem principalmente através da imitação e imaginação.

 

Atuação

 

A diretora nova escola-creche, Mayra Araújo  conta que assumirá o  cargo com muita alegria, responsabilidade e dedicação colocando em prática uma gestão dinâmica.

 

"É uma grande alegria ser a primeira diretora da unidade.  Agradeço à confiança da secretária Marcia Valéria e espero poder aplicar o conhecimento adquiro pelo curso de pós- graduação com formação da Waldfort, que foi ofertado pela prefeitura como forma de nos capacitar. Com base nisso quero projetar uma forma dinâmica de trabalhar levando para as crianças um modo novo de trabalhar com ritmo, música, de maneira completa, fazendo com que elas possam se tornar grandes cidadãs do futuro", vislumbra a nova diretora.

 

Empossada coordenadora pedagógica da nova escola- revela a expectativa em atuar novo desafio que a espera.  "Pretendo desenvolver o conhecimento na área da educação infantil de forma ética e saudável. O meu sonho sempre foi trabalhar de maneira integral com crianças de 0 a 5 anos colaborando para o ensino primário das crianças, espero poder colocar em prática a minha experiência e agradeço a confiança em meu trabalho", conta.

 

Nova creche-escola

 

No bairro 17 de Março, a obra que cria a primeira creche-escola da região segue bastante avançada e, em breve, os pais e mães do bairro terão um local apropriado para deixar seus filhos enquanto cumprem suas jornadas de trabalho em outras regiões da capital.

 

Estão sendo aplicados mais de R$ 2,5 milhões na obra que terá ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como: salas de aula, bibliotecas, sanitários, fraldários, recreio coberto, refeitório, entre outros ambientes que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço.

 

Com mais este investimento, a atual gestão procura implementar o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que coloca a Educação Infantil como instrumento para o desenvolvimento integral das crianças.

 

Atualmente, a estrutura vertical recebeu pintura, rede elétrica pronta para ser instalada. Nessa fase da obra, a unidade recebe apenas alguns acabamentos na área de lazer e na segurança, com cadeados e fechaduras mais resistentes nas portas que, além de impedir a entrada de pessoas estranhas, irá garantir a segurança das crianças.

 

Fonte: Ascom Semed

Você pode querer ler também