Os estudantes que fizeram as provas do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas notas finais foram divulgadas na segunda-feira (15), já podem utilizá-las para ingressar nas faculdades e universidades de todo o país. Uma delas é a Universidade Tiradentes (Unit), que aceita a nota do Enem como critério de ingresso para vagas abertas em mais de 30 cursos nos campi Farolândia (Aracaju), Estância e Itabaiana. Além dos candidatos que fizeram as provas desta edição do Enem, podem participar os candidatos que fizeram qualquer uma das quatro edições anteriores do certame, desde 2020.
O processo de seleção é mais prático e menos burocrático, já que o único requisito exigido para a inscrição é a apresentação do Boletim Individual de Resultado do Enem, também conhecido como Boletim de Desempenho, que está disponível no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O candidato interessado pode fazer sua inscrição ao preencher um formulário de inscrição disponível no site https://www.unit.br/enem. Além dos dados, ele deve informar a pontuação obtida em cada área do conhecimento na última edição do Enem e, se houver, nas outras edições anteriores. Não é necessário pagar nenhuma taxa de inscrição.
A partir do cálculo da média aritmética das pontuações, e atingindo o resultado mínimo de 300 pontos, sem ter zerado nenhuma prova, o candidato já está concorrendo no processo seletivo. A partir daí, as vagas vão sendo preenchidas e os candidatos classificados de acordo com a média de cada curso e com a disponibilidade de vagas.
“No processo da matrícula, ele apresenta o boletim, onde nós vamos fazer a conferência pelo site do Inep, se realmente aquela pontuação que ele colocou realmente confere, e vamos colher a documentação pessoal dele [RG, CPF e comprovante de residência] e a comprovação que ele concluiu o Ensino Médio [certificado, declaração ou histórico escolar]”, orienta a gerente comercial da Unit, Adênia Santos Andrade.
O processo de seleção usando a nota do Enem é um dos principais e mais utilizados entre as modalidades de ingresso adotadas pela Unit. De acordo com a gerente, ele responde atualmente por cerca de 35% das inscrições e matrículas registradas na Unit em cada semestre.
“Muitas pessoas participaram do Enem e fizeram a prova, mesmo tendo concluído o ensino superior em um ano anterior. Então, se o candidato já tem essa pontuação referente ao processo seletivo do exame, ele não precisa fazer o nosso vestibular. Já com essa nota, ele já consegue concorrer a uma vaga no curso que ele escolheu. E todos os cursos que oferecemos no nosso vestibular também estão ofertados nesta seleção com a nota do Enem, com exceção de Medicina ”, informa Adênia.
ProUni e Fies
O Ministério da Educação (MEC) também divulgou nesta segunda-feira, 15, as prováveis datas de inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programas que também adotam a nota do Enem como critério de ingresso – e que também são adotadas como formas de ingresso na Unit.
No ProUni, as inscrições serão entre os dias 24 e 28 de janeiro, com duas chamadas previstas para 26 de fevereiro e 26 de março (dia em que os excedentes podem manifestar interesse em entrar na lista de espera). Já o Fies terá inscrições abertas entre os dias 4 a 7 de fevereiro, com resultados no dia 18 e convocação da lista de espera no dia 25. Para os ambos os programas, o interessado deve se inscrever no portal Acesso Único, do MEC (https://acessounico.mec.gov.
Outras formas de ingresso
A Unit também oferece outros meios de ingresso ao longo do ano, mesmo para os candidatos que não fizeram o Enem ou o Vestibular Tradicional. Há as opções do Vestibular On-Line, da Transferência Externa (para alunos de outras instituições), da Segunda Graduação (para portadores de diploma) e da Reabertura de Matrícula (para alunos que estudaram na Unit, mas precisaram trancar ou abandonar o curso).
As informações sobre as formas de ingresso na Unit podem ser encontradas no site https://www.unit.br/inscrevase
Fonte: Asscom Unit