O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” perdeu o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa no BAFTA 2025 para o filme francês “Emilia Pérez”. Chamado de “Oscar britânico”, a premiação é uma das mais importantes do cinema mundial e um termômetro para o Oscar.
Disputavam também na categoria “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha), “Kneecap” (Irlanda) e “Tudo que Imaginamos como Luz ” (Índia).
A derrota mostra a força do longa francês ainda para a categoria no principal prêmio do cinema mundial, que acontece em 2 de março.
Havia uma grande expectativa – e, até mesmo, apostas – para a vitória da produção brasileira depois da derrocada de “Emilia Pérez” nas últimas semanas. Parte da queda vem de polêmicas mensagens antigas da protagonista do filme europeu, feita por Karla Sofia Gascón.
“Ainda Estou Aqui” conta a história do desaparecimento do deputado Rubens Paiva durante a ditadura militar brasileira. A trama fala da luta da esposa, Eunice Paiva, pelo reconhecimento da morte pelo estado brasileiro.
O filme já ultrapassou a marca de 5 milhões de espectadores no Brasil e já arrecadou mais de US$ 20 milhões mundialmente.
Fonte: CBN