Por Cláudia Lemos
Rumo aos 50 anos educando cidadãos o CCPA – Colégio de Ciências Pura e Aplicada – segue uma das instituições de ensino mais tradicionais e conceituadas em Sergipe. O colégio não para no tempo e acaba de passar por uma ampla reforma, que modernizou ainda mais sua estrutura física. O prédio com mais de 12 mil metros quadrados foi quase todo revitalizado. Ganhou cozinha industrial moderna, e novas salas de dança, música, Maker, Informática, sala de estudos, espaços de descanso e sono para alunos e colaboradores, praças internas, brinquedos renovados, novos banheiros, recepção, secretaria e refeitórios. Além disso, 100% da fachada foi modernizada. Combinando tradição e inovação o CCPA é hoje uma das maiores e mais modernas escolas do estado. Entrevistamos Leonardo Matos, Diretor do CCPA. Ele diz que hoje são mais de 200 colaboradores e cerca de 1.500 alunos, na Educação infantil e ensino médio. Fundado pelo professor e empresário Marcos Pinheiro Monteiro, o CCPA hoje faz parte de um ecossistema educacional, a Great Schools Platform. “Uma das nossas maiores responsabilidades é honrar e manter vivo o legado do professor Marcos Pinheiro Monteiro. Ele foi um educador visionário, que acreditava no rigor acadêmico aliado ao respeito ao ser humano. Nosso compromisso é fazer do CCPA uma escola ainda mais potente nos próximos 50 anos, preservando tudo que o professor Marcos plantou e projetando o CCPA para o futuro”, diz Leonardo. Ele também destaca que um dos grandes diferenciais do CCPA é o processo de internacionalização implantado nos últimos anos. “Abrimos portas no mundo inteiro para nossos alunos, algo inédito para estudantes sergipanos”. Acompanhe a entrevista:
Correio de Sergipe – O colégio CCPA tem quase cinco décadas de existência e segue um dos mais bem conceituados do mercado. Qual a receita para se manter no topo em uma área tão concorrida como é a Educação?
Leonardo Matos- A receita é não parar no tempo. O CCPA combina tradição e inovação, preservando a seriedade acadêmica que sempre nos caracterizou e, ao mesmo tempo, se reinventando para os desafios do presente. Investimos continuamente na formação de professores, em infraestrutura moderna, em novas metodologias de ensino e em projetos inovadores que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem.
Outro ponto decisivo é a confiança construída com as famílias. Temos gerações inteiras que passaram e continuam passando por nossas salas de aula. Essa relação de confiança, construída ao longo de quase 50 anos, é um dos nossos maiores patrimônios.
CS – Como você descreveria o CCPA em termos de estrutura física, número de alunos e funcionários?
L.M. – O CCPA é hoje uma das maiores e mais modernas escolas de Sergipe. Possui instalações amplas e constantemente revitalizadas, com salas climatizadas, laboratórios de Ciências, Robótica e Maker, salas de dança e música, biblioteca renovada, quadras, piscina e áreas de convivência acolhedoras.
Atendemos cerca de 1.500 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e contamos com mais de 200 colaboradores, entre professores e equipes administrativas, todos comprometidos com a excelência acadêmica e com o desenvolvimento integral dos nossos estudantes.
CS – Fundado em 1979, pelo professor Marcos Pinheiro Monteiro, o CCPA hoje pertence a quem e qual a importância da marca deixada pelo professor Marcos?
L.M – Hoje, o CCPA faz parte de um ecossistema educacional, a Great Schools Platform, que conecta escolas de excelência, potencializando suas forças e respeitando suas histórias. A Great tem como missão levar cada escola ao estado da arte da educação, preservando sua essência e legado.
Uma das nossas maiores responsabilidades é honrar e manter vivo o legado do professor Marcos Pinheiro Monteiro. Ele foi um educador visionário, que acreditava no rigor acadêmico aliado ao respeito ao ser humano. Nosso compromisso é fazer do CCPA uma escola ainda mais potente nos próximos 50 anos, preservando tudo que o professor Marcos plantou e projetando o CCPA para o futuro.
CS – Como o CCPA se diferencia das outras escolas?
O CCPA se sustenta em três pilares inegociáveis que definem o nosso DNA: acolhimento, saúde mental e performance.
- Acolhimento: receber e cuidar das nossas famílias é um valor essencial. Afinal, as crianças passam de 10 a 12 horas por dia conosco, durante cerca de 17 anos de suas vidas. Temos famílias com três e até quatro gerações no CCPA – um vínculo construído com confiança e cuidado genuíno.
- Saúde mental: sabemos que não há desempenho cognitivo sem equilíbrio emocional. Por isso, investimos em acompanhamento socioemocional e em ambientes que promovem segurança e bem-estar.
- Performance: para nós, performance vai muito além de aprovações em vestibulares. Ela está presente em todos os níveis do desenvolvimento: das primeiras letras até as soluções matemáticas mais complexas. Quando nossos alunos chegam ao vestibular – ou a qualquer outra escolha de vida – têm liberdade de decisão porque foram formados em bases sólidas, cognitivas e emocionais.
Outro grande diferencial é o processo de internacionalização que vivemos nos últimos anos. Abrimos portas no mundo inteiro para nossos alunos, algo inédito para estudantes sergipanos.
Projetos como o English Class, o Contraturno Bilíngue e, a partir de 2026, a Educação Infantil Bilíngue; parcerias com instituições internacionais; e intercâmbios que levam nossos estudantes a experiências acadêmicas e culturais no exterior fazem do CCPA uma escola cada vez mais conectada com o mundo.
CS = Qual a filosofia educacional da escola?
L.M – Nossa filosofia educacional é sócio-interacionista, acreditamos que o conhecimento é construído nas interações – com colegas, professores e com o mundo.
Buscamos a formação integral do estudante, unindo rigor acadêmico, desenvolvimento de habilidades socioemocionais, pensamento crítico, responsabilidade social e valores éticos.
Educar, para nós, é preparar para o mundo, oferecendo não apenas conteúdos, mas experiências de vida que formem cidadãos livres, conscientes e atuantes.
CS – O CCPA acaba de entregar mais uma reforma em sua estrutura física. Quais as mudanças e qual a importância dessas constantes transformações?
L.M – Investimos na modernização de um prédio com mais de 40 anos e 12 mil metros quadrados, que foi quase todo revitalizado. Construímos uma cozinha industrial moderna, onde já foram produzidas mais de 18 mil refeições entre fevereiro e junho de 2025, atendendo alunos e colaboradores.
Também entregamos novas salas de dança, música, Maker, Informática, sala de estudos, espaços de descanso e sono para alunos e colaboradores, praças internas, brinquedos renovados, novos banheiros, recepção, secretaria e refeitórios. Além disso, 100% da fachada foi modernizada.
Essas transformações mostram que o CCPA não para no tempo e se preocupa em oferecer ambientes seguros, confortáveis e estimulantes, alinhados às melhores práticas pedagógicas.
CS – Quais são os principais objetivos e metas do CCPA para este ano?
L.M – Nossas metas estão ligadas a fortalecer cada vez mais a autoridade pedagógica do CCPA e consolidar o programa bilíngue, elevando-o ao patamar de uma escola verdadeiramente bilíngue, não apenas com aulas de inglês, mas com um currículo integrado em português e inglês, conforme as diretrizes nacionais para escolas bilíngues.
Isso significa formar alunos ainda mais potentes, altamente alfabetizados e preparados no currículo brasileiro, mas com o inglês como ferramenta que lhes garante liberdade de escolha – seja para universidades no Brasil ou no exterior.
Além disso, continuaremos investindo na formação continuada de professores, em ações de cidadania, em inovação pedagógica e no fortalecimento dos laços com as famílias.
CS – Como a escola tem utilizado a tecnologia no processo de ensino-aprendizagem?
L.M – A tecnologia é usada de forma intencional e pedagógica. Trabalhamos com plataformas adaptativas de aprendizagem, laboratórios de robótica, Maker e programação, além de recursos multimídia em sala de aula.
Mais do que “usar tecnologia”, buscamos desenvolver nos alunos pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade, competências essenciais para o século XXI.
CS – Como o CCPA lida com a inclusão e diversidade dos alunos?
L.M – O CCPA tem um compromisso sólido com a inclusão e o respeito à diversidade. Contamos com uma equipe multidisciplinar – psicólogos, orientadores pedagógicos e professores especializados – que acompanha cada aluno de forma individualizada.
Também promovemos projetos e ações que incentivam a convivência democrática, a empatia e o respeito às diferenças, criando um ambiente seguro e acolhedor para todos.
CS – Como o CCPA busca promover a conscientização sobre temas importantes para a comunidade?
L.M – Promovemos debates, palestras, projetos sociais e campanhas de conscientização envolvendo toda a comunidade escolar. Projetos como o Família tá ON!, a Conferência CCPA, e eventos temáticos sobre sustentabilidade, cidadania, saúde mental e combate ao bullying impactam diretamente as famílias e a sociedade, formando cidadãos mais conscientes e atuantes.
CS – Quais são as principais atividades extracurriculares oferecidas?
L.M – O CCPA oferece um conjunto de atividades extracurriculares que complementam a formação acadêmica e reforçam nosso compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes.
Um dos grandes destaques é o Mais CCPA, nosso programa de contraturno (ou período integral), que atende alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. Nele, os estudantes têm acesso a atividades que desenvolvem habilidades cognitivas, socioemocionais, esportivas e artísticas em um ambiente seguro e acolhedor.
Outro diferencial é o English Class, nosso projeto bilíngue que começa já no G3 da Educação Infantil e se estende até o final do Ensino Médio. O CCPA é parceiro Cambridge e centro aplicador oficial dos exames internacionais, com 100% de aprovação de nossos alunos nas certificações.
Nosso projeto de esportes e artes também é amplo e diversificado, com modalidades como natação, futebol, vôlei, basquete, ginástica, dança, teatro, música, xadrez e robótica, entre outras. Essas atividades são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades como liderança, trabalho em equipe, disciplina e criatividade.
E o futuro já está desenhado: em 2026, lançaremos o High School e o Contraturno Bilíngue, além da Educação Infantil Bilíngue, oferecendo um currículo ainda mais alinhado com os padrões internacionais e preparando nossos alunos para as melhores oportunidades acadêmicas no Brasil e no mundo.
CS – Quais são as expectativas para o desenvolvimento da escola nos próximos anos?
L.M – As expectativas são de crescimento e inovação contínuos. O CCPA se prepara para celebrar 50 anos em 2026 com novos projetos, expansão do bilíngue, consolidação de parcerias internacionais e eventos acadêmicos de referência no estado.
Nosso compromisso é seguir como uma escola que une acolhimento, rigor pedagógico e inovação, consolidando-se como uma das mais potentes e respeitadas instituições educacionais de Sergipe.