ARACAJU/SE, 24 de janeiro de 2026 , 12:23:59

Imposto de Renda: contribuintes devem começar a juntar documentação

Enquanto a Receita Federal não divulga as datas para a declaração do Imposto de Renda (IR) de 2026, os contribuintes já podem se adiantar reunindo informações sobre as despesas e rendimentos de 2025. Nos últimos anos, o órgão divulgou o prazo apenas no início de março. Com base nos anos anteriores, a tendência é que o início aconteça na segunda quinzena de março. O (IR) é um tributo federal anual sobre os ganhos de pessoas físicas e jurídicas. A arrecadação visa financiar serviços públicos e redistribuir renda. Por meio da Declaração de Ajuste Anual, os brasileiros informam seus rendimentos (salários, investimentos, etc.) à Receita Federal e bens, permitindo que o governo ajuste o valor devido, que pode resultar em imposto a pagar, a restituir ou isenção, dependendo da faixa de renda e despesas dedutíveis. Sobre o assunto, entrevistamos o contador Josevaldo Mota de Souza. Ele orienta aos contribuintes a já ir reunindo todos os documentos referentes ao ano de 2025, tais como despesas laboratoriais, médicas, odontológicas, previdenciárias, pensão alimentícia e de instrução. Objetivo é que estes comprovantes ajudem nas deduções do IR, para que a pessoa tenha uma maior restituição do Imposto. Ele diz ainda que por outro lado, os dados também ajudam a quem tem IR à pagar, pois este pode pagar menos Imposto de Renda de forma legal. Josevaldo também fala um pouco sobre a profissão e sobre o papel do contador. Confira a seguir:

 

CS/AJN!- Em sua opinião, quais são os maiores desafios da profissão contábil hoje?

Josevaldo Mota de Souza – Acompanhar as mudanças da Legislação nas áreas Fiscais, Tributárias, Contábeis, bem como a complexidade da Reforma Tributária.

 

CS/AJN1 -Como a tecnologia (inteligência artificial e automação) está mudando a rotina de trabalho do contador?”

Josevaldo – A IA tem aumentado de forma significativa a vida do Profissional da Contabilidade, pois o tempo de resposta é muito rápido. Já automação nos dias de hoje é indispensável, todos os serviços ligados à Contabilidade são por intermédio da Tecnologia.

 

CS/AJN1 – Em sua opinião, qual o papel social do contador além do cumprimento de obrigações fiscais?

Josevaldo – A ética prevalece e o papel social do profissional da contabilidade é, portanto, de suma importância para o nosso país. Sua atuação permite que empresas se desenvolvam, fazendo crescer a economia Nacional, promovendo a geração de empregos e contribuindo para que toda a cadeia produtiva funcione financeiramente e socialmente bem.

 

CS/AJN1 – Como você se adaptou aos eventos recentes, como a implementação de novas regulamentações (ex: e-Social, Bloco K, ou o Drex, a moeda digital brasileira)?” 

Josevaldo – Eu amo a tecnologia, e para mim foi fundamental ter um bom sistema de ERP e de Contabilidade a exemplo do Alterdata, pois nos trouxe confiança e segurança. Como também acompanhar o processo tecnológico, além de sermos obrigados, pois, o governo implementa as obrigações acessórias como: e-Social, SPED, EFD-Reinf além de outras; apenas cumprimos as Normas, pois se não atendermos, sofremos no bolso, com aplicação de sanções como ”Multas”, por não atender as Normas.

 

CS/AJN1 – A Declaração anual do imposto de renda começa em março. Há algo que já possa ser feito para facilitar a declaração?

Josevaldo – Já procurar e juntar todos os documentos referentes ao ano de 2025, como as Despesas: Laboratoriais, médicas, Odontológicas, Previdenciárias, Pensão Alimentícia e de Instrução, para ajudarem nas deduções do IR, para que a pessoa tenha mais restituição do Imposto de Renda, e para quem tem IR à pagar, poder pagar menos Imposto de Renda de forma legal.

 

CS/AJN1 – Quais os erros contábeis mais comuns cometidos por pequenas e médias empresas e como evitá-los?”

Josevaldo – Erros comuns a falta de controle: financeiro, Contábil, fiscal, Plano de negócio. Para evitar os erros, a empresa ter no seu negócio uma Contabilidade montada efetiva, dentro das empresas e ter um profissional da Contabilidade Competente e atuante.

 

CS/AJN1 – De que forma um contador pode ser um parceiro estratégico para o sucesso de um negócio, e não apenas um ‘tirador de impostos’?”

Josevaldo – Gerando diagnósticos, controles financeiros e gerenciais, para tomada de decisões.

 

CS/AJN1 – Qual a importância de um bom planejamento financeiro e contábil para a saúde de uma empresa?”

Josevaldo – É fundamental, pois são a base para as empresas alcançarem o sucesso.

 

CS/AJN1 – Como funciona a declaração pré-preenchida? (Vantagens, uso da conta gov.br)?

Josevaldo – Funciona com uma forma de diminuir o lançamentos no sistema da DIRPF, ou seja, são baixadas as informação que estão na base de dados Da Receita Federal e importada para o sistema do IR, porém é necessário que sejam confirmados com os documentos que o Contribuinte possui, através do Profissional Contábil de confiança do Contribuinte. Vantagem seria diminuir o tempo de lançamentos à mão.

 

CS/AJN1 – Quem pode ser declarado como dependente?

Josevaldo – Filhos ou enteados até 21 anos de idade ou cursando Graduação até 24 anos, cônjuges, pais, etc., com regras específicas).

 

CS/AJN1 – Quais despesas podem ser deduzidas?

Josevaldo – Saúde: Médicas, Laboratoriais, psicologia, Odontologia, Terapeuta Ocupacional, Plano de Saúde e Hospitalares; Educação:  Creche, Ensino Fundamental, Ensino Medio, Ensino Técnico Profissionalizante, Graduação e Pós-Graduação; Previdência privada – PGBL Pensão Alimentícia – que seja Judicial

 

CS/AJN1 – Que conselho o senhor pode dar aos contribuintes para evitar problemas com a Receita Federal?

Josevaldo – Fazer a Declaração do Imposto de Renda apenas com um Profissional da Contabilidade, devidamente Credenciado ao CRC – Conselho Regional de Contabilidade.

Você pode querer ler também