ARACAJU/SE, 2 de agosto de 2025 , 20:15:57

Brasil e Colômbia se enfrentam na final da Copa América Feminina

 

O palco está montado para uma nova final. As artistas? As mesmas que brilharam há três anos. Na final da CONMEBOL Copa América 2025, Brasil e Colômbia duelam em uma repetição da decisão da edição de 2022 do torneio.

As seleções se enfrentam neste sábado (2), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador. A bola rola às 18h (de Brasília) para a partida, que tem transmissão ao vivo para o Brasil no Sportv.

O que está em jogo?

Para o Brasil, a conquista representaria um nono título sul-americano, aumentando ainda mais a contagem das líderes absolutas da história do torneio. Nas nove edições anteriores, a Seleção Brasileira só não foi campeã uma vez, em 2006, quando foi vice diante da Argentina.

Para a Colômbia, um título da Copa América significa a consolidação total do crescente projeto de futebol feminino no país. Após o vice-campeonato sul-americano em 2022, a seleção manteve sua evolução nos últimos anos, fazendo uma boas participações na Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023 e no Torneio Olímpico de Futebol Feminino de Paris 2024. A Colômbia chegou em segundo lugar em três das últimas quatro edições da Copa América. Em todas, o Brasil foi campeão.

Revanche em dose dupla

O duelo entre Brasil e Colômbia coloca frente a frente as duas equipes finalistas da já citada decisão da Copa América de 2022, vencida pelas brasileiras por 1 a 0 dentro da Colômbia.

Mas, além disso, o confronto também é uma oportunidade de revanche para os dois lados após um jogo muito quente entre elas na fase de grupos da atual edição da Copa América.

Pela quinta e última rodada, Brasil e Colômbia fizeram um confronto direto que valia a liderança da chave. Em um jogo muito faltoso, a Seleção Brasileira ficou com uma jogadora a menos após a expulsão de Lorena, no meio do primeiro tempo.

Apesar disso, as colombianas não conseguiram aproveitar a vantagem numérica e deixaram o gramado com um amargo empate por 0 a 0 e algumas doses a mais na rivalidade entre os dois times.

Olho nelas

A nova geração do Brasil

Apesar da liderança sempre presente de Marta, o Brasil tem sido carregado na Copa América por uma nova geração disposta a buscar seu espaço rumo à Copa do Mundo de 2027. A atacante Amanda Gutierres, com cinco gols em quatro jogos, é uma das principais esperanças de brilho do time de Arthur Elias na final, mas ela não está sozinha.

Cada vez mais protagonista e líder, Kerolin já ostentou a braçadeira de capitã durante o torneio e anotou um hat-trick contra a Bolívia. No meio-campo, Duda Sampaio é a grande responsável pela articulação do time, que ainda conta com a imprevisibilidade de jogadoras como Gio Garbelini, Luany e Dudinha.

Linda Caicedo não está sozinha

Quando se fala em futebol feminino na Colômbia, uma jogadora vem primeiro à mente da maioria dos torcedores: Linda Caicedo. Mas a estrela do Real Madrid passa longe de brilhar sozinha na atual edição da Copa América. Na verdade, há quem diga que ela não é o maior destaque colombiano na competição.

Com dois tentos e três assistências, Mayra Ramírez é a líder em participações para gol da Colômbia na Copa América.  A criatividade da jogadora do Chelsea se soma à segurança defensiva da goleira Katherine Tapia, do Palmeiras, para dar a um elenco recheado de jogadoras talentosas e experientes o brilho necessário para o título.

Fonte: FIFA

Foto: Lívia Villas Boas/CBF

 

 

Você pode querer ler também