Segundo estudo do Observatório do Futebol, o Brasil segue entre os países que mais lucram com a venda de jogadores, com 2,6 bilhões de euros (cerca de R$ 16,2 bilhões) de transferências para o exterior nos últimos dez anos. No entanto, por curiosidade, não está na ponta da lista, visto que a França ocupa o primeiro lugar, no momento.
Dessa forma, o estudo visa a levar em consideração os valores de transferências internacionais de jogadores formados no próprio país. Por isso, apenas França, Brasil e Espanha ultrapassaram a marca de 2 bilhões de euros no período.
Os franceses, por sinal, geraram 3,9 bilhões de euros (cerca de R$ 24 bilhões) nos últimos 10 anos. Já em solo brasileiro, 50,1% do valor total das transferências diz respeito a jogadores com 20 anos ou menor, a maior porcentagem da lista.
Por fim, vale lembrar que a Copa do Mundo se aproxima e muitos dos convocados do técnico Carlo Ancelotti estão nesta lista. Entre eles, Vini Jr, Lucas Paquetá, Rodrygo, Matheus Cunha, atletas que estiveram envolvidos em grandes transações para o futebol do exterior.
Dez países que mais tiveram receita com vendas de jogadores entre 2016 e 2025
1 – França – 3,9 bilhões de euros
2 – Brasil – 2,6 bilhões de euros
3 – Espanha – 2,2 bilhões de euros
4 – Portugal – 1,9 bilhão de euros
5 – Holanda – 1,63 bilhão de euros
6 – Inglaterra – 1,6 bilhão de euros
7 – Argentina – 1,5 bilhão de euros
8 – Alemanha – 1,4 bilhão de euros
9 – Itália – 1 bilhão de euros
10 – Bélgica – 847 milhões de euros
Fonte: R7
 
								 
															





 
															