ARACAJU/SE, 26 de dezembro de 2025 , 17:27:58

Brasileirão 2026: confira principais mudanças dentro e fora do campo

 

Em 2026, o Brasileirão vai mudar dentro e fora de campo. A principal alteração é que, a partir do ano que vem, o Campeonato Brasileiro terá início em janeiro, em vez de abril ou maio, como ocorreu nas edições anteriores.

A competição se estenderá pelos 12 meses do ano e a ideia da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é ampliar o descanso dos atletas entre partidas. Por isso, os torneios estaduais tiveram o número de datas reduzido (11), iniciarão em 11 de janeiro e serão disputados simultaneamente às primeiras rodadas do Brasileirão. O Campeonato Brasileiro terá início no dia 28 de janeiro e as finais dos Estaduais deverão ocorrer, obrigatoriamente, até 8 de março.

No novo calendário apresentado pela CBF em outubro, foi ressaltado que apenas quatro rodadas do Brasileirão serão disputadas até o início do março, todas reservadas para o meio da semana.

Essa alteração faz com que os clubes tenham “miniférias”, especialmente Cruzeiro, Corinthians, Fluminense e Vasco, que estavam nas semifinais da Copa do Brasil, e o Flamengo para a disputa da Copa Intercontinental.

Por isso, os clubes devem mandar times alternativos e sub-20 para as primeiras rodadas dos Estaduais — o Rubro-Negro já abriu mão da Copa São Paulo de Futebol Júnior para utilizar suas categorias de base no Campeonato Carioca.

A expansão do Brasileirão ao longo de todo o ano também permite que a CBF dê “férias” aos clubes durante a Copa do Mundo, entre junho e julho de 2026. Ainda, a entidade reservou três meses, entre março e junho, para a disputa dos torneios regionais: Copa Sul-Sudeste, Verde e Nordeste.

A Copa do Brasil também terá início no primeiro semestre, a partir de fevereiro. Mas as equipe classificadas para a Série A só entram a partir da quinta fase do torneio, que sofreu expansão de 92 para 126 clubes em 2026. Já as equipes classificadas para a pré-Libertadores precisarão administrar o elenco nas partidas do Brasileirão e da fase preliminar do torneio continental.

Confira o calendário do futebol brasileiro em 2026

Campeonato Brasileiro: 28/01 a 02/12

Copa do Brasil: 18/02 a 06/12, final em jogo único

Estaduais: 11/01 a 08/03

Copa Sul-Sudeste, Nordeste e Verde: entre março e junho

Supercopa do Brasil: 24 de janeiro, partida inaugural do calendário

Outras mudanças do Brasileirão: Fair Play Financeiro e impedimento semiautomático

Para além das datas, dois novos fatores entram em vigor no futebol brasileiro como um todo a partir de 2026, e já foram anunciadas pela CBF: o Fair Play Financeiro e o impedimento semiautomático — semelhante àquele adotado na Champions League e em torneios organizados pela Fifa.

O Fair Play Financeiro, demanda dos clubes junto à CBF nas últimas temporadas, foi revelado no último mês, na segunda edição do Summit CBF Academy. O modelo que entrará em vigor a partir de 1º de janeiro. Haverá um período de adaptação em relação às dívidas dos clubes — neste primeiro momento, serão consideradas apenas novas dívidas contraídas.

O projeto se baseia em quatro pilares: controle de dívidas em atraso, equilíbrio operacional, controle de custos com elenco e capacidade de endividamento de curto prazo. Para ter controle sobre os gastos dos clubes, será montado um órgão para agir como monitor, a Agência Nacional de Regulação e Sustentabilidade do Futebol (ANRESF). Anualmente, as equipes deverão apresentar seus balanços para análise a cada trimestre.

Em relação ao impedimento semiautomático, a tecnologia entrará em vigor somente no Campeonato Brasileiro. A tecnologia combina câmeras espalhadas pelos estádios com um chip inserido na bola, para determinar a posição de cada um dos atletas em campo — e analisar se há irregularidade em lances capitais da partida.

Fonte: Trivela

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

 

 

Você pode querer ler também