A partir deste sábado (12), quando o Campeonato Brasileiro retornar após a pausa para a Copa do Mundo de Clubes, passa a ser obrigatória a utilização de reconhecimento facial para o acesso de torcedores nos estádios do Brasil, com capacidade superior a 20 mil lugares, imposta pela Lei Geral do Esporte (Lei 14.597/2023).
“O reconhecimento facial tem sido um divisor de águas para a inovação dos clubes brasileiros. Essa tecnologia de última geração contribui para que os torcedores tenham uma experiência de acesso mais rápida e conveniente. É possível acessar somente com o rosto, sem precisar carregar mídias físicas ou cartões, e a validação acontece em menos de 1 segundo”, explica Tironi Paz Ortiz, CEO e fundador da Imply, empresa de reconhecimento facial em diversos estádios do Brasil.
De acordo com o executivo, a nova tecnologia trouxe praticidade aos torcedores, além de praticamente acabar com algo que parecia impossível: o cambismo. “O ingresso físico ou digital passou a ser o rosto da pessoa, por meio de um único CPF”, diz.
Mais segurança
Recentemente, no jogo entre Fortaleza x Colo Colo, pela Copa Libertadores, mais de 500 de torcedores do time chileno, que estavam proibidos pela Justiça de entrarem no estádio, foram identificados e bloqueados na tentativa de compra de ingressos para o setor destinado à torcida do Fortaleza, na Arena Castelão, que conta com a tecnologia.
“A tecnologia, que valida e cruza dados biométricos e documentos com bases de segurança oficiais, reforça o compromisso com a integridade e segurança dos eventos esportivos, impedindo o acesso de usuários sem permissão”, acrescenta Tironi Paz Ortiz.
Fontes ouvidas pela reportagem apontam que esses investimentos superam os R$ 100 milhões com a tecnologia. Estima-se que o custo total de operação, incluindo montagem das catracas e manutenção, varie entre R$ 4 e R$ 9 milhões, a depender do tamanho de cada estádio.
“O reconhecimento facial torna o acesso do público ao estádio mais simples, rápido e reforça ainda mais a segurança. Assim, a inserção de tecnologias como esta melhora de forma considerável a experiência dos fãs, que têm mais proveito e conforto na ida ao estádio”, comenta Vitor Roma, CEO da Keeggo, consultoria de tecnologia.
O Santos, por exemplo, opera com 100% dos acessos à Vila Belmiro controlados por reconhecimento facial desde o fim do ano passado. A implementação do sistema começou em junho de 2024, de forma gradual, em alguns setores do estádio, e foi concluída integralmente no final de 2024. Como parte de um projeto de modernização e segurança, o sistema biométrico também será interligado à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
“O reconhecimento facial é um avanço fundamental no combate à atuação de cambistas e na garantia de mais conforto e segurança para os nossos torcedores e sócios. Já notamos uma melhora significativa neste aspecto em 2025, e também uma economia relevante ao reduzirmos fraudes nos acessos ao estádio”, destaca o presidente Marcelo Teixeira.
Victor Grunberg, vice-presidente do Internacional, comenta sobre as vantagens da ferramenta: “Entendo que a medida de tornar obrigatório o reconhecimento facial para estádios acima de 20 mil pessoas é extremamente válida. É uma forma eficaz de controle de segurança, porque é possível identificar todas as pessoas que estão ali e evitar que esteja num evento privado, que é o futebol, pessoas que têm um conflito com a lei e que potencialmente podem causar problemas dentro do estádio”.
Pioneiro
Entre os grandes times do Brasil, o Palmeiras foi o primeiro a implementar a tecnologia em todo o estádio. Depois de enfrentar vários problemas com cambistas no ano de 2022, o Alviverde apresentou o formato como forma de resolver essa questão em 2023. A medida foi muito bem aceita pela torcida Alviverde e, após testes em alguns setores da casa palestrina, o aparato é utilizado em todos os portões do Allianz Parque.
No Rio de Janeiro, todos os clubes grandes – Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo – já implementaram o sistema de reconhecimento facial para o acesso aos jogos. Entre as vantagens oferecidas pelo modelo está a segurança gerada para os torcedores. Por exemplo, no estádio do Palmeiras, dezenas de procurados pela Justiça já foram identificados com o auxílio da ferramenta e presos.
Sport avança com projeto inovador
O torcedor do Sport poderá realizar todo o processo de compra de ingressos diretamente dentro do WhatsApp, sem a necessidade de acessar sites ou aplicativos externos. A integração com a plataforma ElevenTickets permitirá um atendimento automatizado e inteligente, com uma interface intuitiva e segura.
“Começamos a introdução da biometria facial de forma experimental em 2023, na Ilha do Retiro. O sistema foi muito bem recebido por nossa torcida, que sentiu mais segurança ao entrar no estádio, e também por nós, que vimos o cambismo diminuir, devido aos ingressos serem ligados ao rosto do comprador e, assim, intransferíveis. Ainda assim, temos procurado sempre novas formas de modernizar o acesso de nosso público, a fim de que se torne sempre uma experiência segura e confortável”, explica Yuri Romão, presidente do Sport.
Fonte: CNN Brasil