Carlo Ancelotti anunciou nesta quarta-feira, 1º de outubro, a lista de 26 convocados da Seleção Brasileira para os jogos de outubro de 2025 contra a República da Coreia (dia 10, em Seul, na Coreia) e Japão (dia 14, em Tóquio, no Japão). As eliminatórias sul-americanas já terminaram, e o Brasil está classificado para a Copa do Mundo da FIFA 26™ – agora terá pela frente um ciclo final de preparação com amistosos antes do torneio.
Dentre as novidades no ataque, destacam-se Rodrygo e Vinicius Junior, do Real Madrid, que não tinham sido convocados para os jogos de setembro – Rodrygo ficou de fora da lista anterior por opção técnica, enquanto Vinicius foi poupado por estar suspenso para uma das duas partidas. Ambos estão disponíveis agora.
“Voltará Rodrygo porque ele está jogando muito bem. Não tem jogado muito, mas quando entra no Real Madrid tem jogado bem, tem boas condições físicas e está muito motivado para estar aqui. É um jogador muito importante para essa Seleção. É um atacante que pode jogar em todas as posições. Ele pode trazer muito à Seleção”, explicou o treinador italiano sobre o retorno do atacante, que foi seu comandado no Real Madrid.
Raphinha, do Barcelona, e o goleiro Alisson, do Liverpool, ficaram de fora desta vez por lesão, mas Ancelotti priorizou atletas que atuam na Europa. “Priorizamos os jogadores de clubes europeus porque eles têm de viajar menos [em distância até Coreia do Sul e Japão] do que os jogadores que jogam no Brasil. Obviamente, não é a lista definitiva [para a Copa do Mundo]. Eu acho que muitos deles estarão na Copa do Mundo”, explicou Ancelotti.
O goleiro Ederson, recuperado de lesão, também está de volta. Com a ausência de Alisson, que vinha sendo titular, Ancelotti disse que Hugo Souza e Ederson devem jogar uma partida cada nestes amistosos de outubro. Ele destacou a importância de Ederson para a Seleção e afirmou que quer conhecer Hugo em uma partida.
Veja abaixo os convocados e seus respectivos clubes
Goleiros
Bento (Al Nassr – Arábia Saudita)
Ederson (Fenerbahçe – Turquia)
Hugo Souza (Corinthians – Brasil)
Defensores
Caio Henrique (Monaco – França)
Carlos Augusto (Internazionale – Itália)
Douglas Santos (Zenit – Rússia)
Éder Militão (Real Madrid – Espanha)
Fabrício Bruno (Cruzeiro – Brasil)
Gabriel Magalhães (Arsenal – Inglaterra)
Lucas Beraldo (PSG – França)
Vanderson (Monaco – França)
Wesley (Roma – Itália)
Meio-campistas
André (Wolverhampton – Inglaterra)
Bruno Guimarães (Newcastle – Inglaterra)
Casemiro (Manchester United – Inglaterra)
João Gomes (Wolverhampton – Inglaterra)
Joelinton (Newcastle – Inglaterra)
Lucas Paquetá (West Ham – Inglaterra)
Atacantes
Estêvão (Chelsea – Inglaterra)
Gabriel Martinelli (Arsenal – Inglaterra)
Igor Jesus (Nottingham Forest – Inglaterra)
Luiz Henrique (Zenit – Rússia)
Matheus Cunha (Manchester United – Inglaterra)
Richarlison (Tottenham – Inglaterra)
Rodrygo (Real Madrid – Espanha)
Vinicius Junior (Real Madrid – Espanha)
Fonte: FIFA