BOMA™, a coruja do deserto, chegou como o mascote oficial da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA Qatar 2025™, que começa na próxima segunda-feira (3).
Com os maiores talentos de todo o mundo prontos para se reunir na primeira edição de 48 times do torneio, BOMA representa o vital mas às vezes esquecido papel do olheiro de futebol. O nome do mascote significa ‘coruja’ em árabe e homenageia o ex-jogador e técnico sérvio Velibor “Bora” Milutinovic, que comandou cinco países em cinco edições consecutivas da Copa do Mundo da FIFA™ entre 1986 e 2002, antes de participar do desenvolvimento do futebol no Qatar como treinador e scout.
O recente crescimento do Qatar pode ser creditado, em partes, à contribuição de Milutinovic, que foi um consultor, mentor e apoiador entusiasmado desde que se mudou para a região do Golfo Persa, em 2009.
Ele também participou da campanha vencedora do país para sediar a Copa do Mundo da FIFA de 2022™ e tem servido como um conselheiro e embaixador da prestigiada Academia Aspire, o centro técnico e desenvolvedor de talentos que ajudou a produzir jogadores para os bicampeões da Copa Asiática da AFC, que recentemente garantiram vaga na Copa do Mundo da FIFA 26™, na América do Norte.
Assim como Bora, BOMA tem sabedoria e experiência para brilhar enquanto observa os talentos do futuro com sua visão afiada para identificar e desenvolver a nova geração.
Com uma aparência inconfundível, com direito aos cabelos e óculos, BOMA e Bora são símbolos de uma competição que enxerga as promessas do futebol batendo suas asas para voar no palco global pela primeira vez.
BOMA é uma justa homenagem para Milutinovic e todos aqueles que usam sua expertise, visão e experiência para identificar talentos em todos os tipos de cenários. A divertida coruja do deserto vai tomar conta do Qatar ao longo do próximo mês com a primeira edição de 48 times da história da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA, no Aspire Zone, em Doha.
Edições anteriores da competição reuniram jogadores históricos, como Gianluigi Buffon, Luis Figo, Xavi Hernández, Eden Hazard, Andrés Iniesta, Neymar, Ronaldinho, Heungmin Son e Francesco Totti, que fizeram suas primeiras grandes aparições no palco global.
Fonte: FIFA





