A realização da última rodada das Eliminatórias da Concacaf, nessa terça-feira (18), define não apenas três seleções que se classificam automaticamente para a Copa do Mundo de 2026, como também os dois países que vão para a Repescagem Intercontinental. A competição, que será realizada no México, em março do ano que vem, terá seis participantes e dará duas vagas ao Mundial dos Estados Unidos, México e Canadá.
Do sexteto, faltam apenas os representantes da América do Norte e Central. As outras quatro seleções já estão definidas. São elas: Bolívia (via América do Sul), República Democrática do Congo (via África), Iraque (via Ásia) e Nova Caledônia (via Oceania).
O número de jogos de cada seleção vai depender da posição no ranking da Fifa. Os dois melhores colocados jogam apenas uma partida, já decisiva. Os outros quatro, por sua vez, precisam passar primeiro por um adversário para então jogar pela vaga na Copa.
Nova Caledônia (150ª no atual ranking) e Bolívia (76ª), por exemplo, já sabem de antemão que terão um desafio a mais, já que tanto o Iraque (57º) como o Congo (60º) estão em posições melhores. Essas duas seleções, contudo, ainda não estão certas nas “finais”, já que os representantes da Concacaf podem ter um ranking melhor. O Panamá, que ainda disputa vaga, por exemplo, é o 31º no ranking.
Fonte: Correio do Povo





