ARACAJU/SE, 23 de agosto de 2025 , 13:29:41

Copa do Mundo 2026: sorteio ocorrerá em 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington D.C

 

No dia 5 de dezembro de 2025, o mundo vai descobrir os confrontos da fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 26™, com olhares todos apontados para o sorteio no Kennedy Center, em Washington D.C.

Como anunciado pelo presidente dos Estados Unidos e diretor do Kennedy Center, Donald J. Trump, e pelo Presidente da FIFA, Gianni Infantino, na Casa Branca, o Kennedy Center servirá como sede para representantes de times, embaixadores, torcedores representando as cidades sedes e profissionais da imprensa global, entre outros, para a união que é um dos grandes marcos da maior e mais engajada Copa do Mundo da FIFA™ da história.

O Kennedy Center é o centro nacional e cultural dos Estados Unidos e um memorial para o Presidente John F. Kennedy, atraindo milhões de visitantes a cada ano com mais de duas mil performances, eventos e exibições. Em dezembro, o marcante Troféu da Copa do Mundo da FIFA brilhará muito por lá, quando as melhores seleções do planeta vão descobrir os próximos passos para realizarem o sonho de erguer a taça no dia 19 de julho do ano que vem, em Nova York-Nova Jersey.

Em uma iniciativa inédita para o Sorteio da Copa do Mundo da FIFA, torcedores de cada uma das 16 cidades sedes (duas no Canadá, três no México e 11 nos Estados Unidos) poderão participar de uma loteria especial pela chance de ganhar uma admissão complementária para este evento único, incluindo uma experiência VIP. Um número selecionado de admissões será direcionado para cada cidade, com as regras deste certame a serem anunciadas no devido tempo.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse: “Estamos animados de realizar o mais esperado Sorteio Final da Copa do Mundo na história no coração da cultura e do entretenimento dos Estados Unidos, o Kennedy Center, em Washington D.C. O sorteio é um grande marco da competição e seguirá com essa marcante escalada para o maior evento esportivo de todos os tempos, porque teremos muitos eventos da FIFA ao longo da América do Norte em 2026. Esperamos receber as delegações, nossos parceiros, a imprensa global e, de forma inédita, os fãs representando as 16 cidades sedes na capital dos Estados Unidos para essa ocasião”.

O sorteio terá início às 12h no horário local (13h de Brasília), e será transmitido para os três países-sede e para todo o mundo pelos Parceiros de Mídia da FIFA. Mais detalhes sobre o sorteio, incluindo informações de transmissão e todos os procedimentos para o certame, serão publicados em FIFA.com no devido tempo. As seleções dos países sedes estarão nas posições A1 (México), B1 (Canadá) e D1 (EUA), conforme o calendário de jogos divulgado no ano passado.

Assim como o Sorteio Final da Copa do Mundo da FIFA 26 será realizado na capital dos Estados Unidos em dezembro, o Torneio de Repescagem da FIFA, um novo evento que terá seis equipes de cinco confederações continentais competindo por duas vagas (a repescagem da UEFA será realizada de forma separada), também será disputado na América do Norte, em março do ano que vem. Então, no dia 30 de abril, o 76º Congresso da FIFA acontecerá em Vancouver, no Canadá, como parte da contagem regressiva para o jogo de abertura no Estádio Azteca, na Cidade do México, no dia 11 de junho.

Além dos países-sede, outras dez seleções já estão classificadas para a Copa do Mundo do próximo ano: a campeã mundial Argentina, Austrália, Brasil, Equador, Japão, Jordânia – que fará sua estreia no torneio -, Nova Zelândia, República da Coreia, RI do Irã e o estreante Uzbequistão. Ao todo, 42 das 48 equipes que estarão no Canadá, México e Estados Unidos terão suas vagas garantidas antes do sorteio, com as últimas seis vagas sendo definidas nas repescagens de março do ano que vem.

Fonte: FIFA

Você pode querer ler também